Aula sobre Queimadas No Pantanal

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


As queimadas no Pantanal são um tema atual e relevante para a Geografia, especialmente no que diz respeito à compreensão das dinâmicas dos componentes físico-naturais do território brasileiro. Além disso, é um tema que pode ser facilmente relacionado com o cotidiano dos estudantes, já que as queimadas são noticiadas frequentemente na mídia.

A atividade será desenvolvida em 6 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema das queimadas no Pantanal e explique a importância da discussão. Em seguida, divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos e entregue um texto curto sobre o assunto para cada grupo.

  2. Etapa 2 - Leitura e discussão em grupo

    Os alunos irão ler o texto em grupo e discutir entre si as principais informações e opiniões apresentadas. Circule pela sala, auxiliando os grupos na discussão.

  3. Etapa 3 - Debate em sala

    Promova um debate em sala de aula. Os grupos irão apresentar suas opiniões e argumentos sobre o tema, utilizando um modelo de avaliação por rubrica criado previamente. Faça a mediação do debate, estimulando a participação de todos os alunos.

  4. Etapa 4 - Sistematização das informações

    Os alunos irão sistematizar as informações discutidas, criando um mapa conceitual ou uma lista de informações importantes sobre o tema.

  5. Etapa 5 - Reflexão individual

    Os alunos irão fazer uma reflexão individual sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Faça um breve encerramento da atividade, reforçando os principais pontos discutidos e incentivando os alunos a continuarem se informando sobre o assunto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais do território nacional, especialmente no que diz respeito às queimadas no Pantanal.
  • Estimular a participação dos alunos na discussão do tema.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de argumentação e reflexão crítica sobre questões ambientais.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate em sala de aula.
  • Uso adequado do modelo de avaliação por rubrica.
  • Sistematização correta das informações discutidas.
  • Reflexão individual coerente e bem fundamentada sobre o tema.

Ações do professor

  • Apresentar o tema das queimadas no Pantanal de forma clara e objetiva.
  • Dividir a turma em grupos e entregar o texto sobre o tema.
  • Mediar o debate.
  • Estimular a participação de todos os alunos na discussão.
  • Fazer um breve encerramento, reforçando os principais pontos discutidos.

Ações do aluno

  • Ler e discutir o texto em grupo.
  • Participar ativamente do debate.
  • Utilizar o modelo de avaliação por rubrica para apresentar seus argumentos.
  • Sistematizar as informações discutidas.
  • Fazer uma reflexão individual sobre o tema.