Aula sobre Queimadas No Pantanal
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
As queimadas no Pantanal são um tema atual e relevante para a Geografia, especialmente no que diz respeito à compreensão das dinâmicas dos componentes físico-naturais do território brasileiro. Além disso, é um tema que pode ser facilmente relacionado com o cotidiano dos estudantes, já que as queimadas são noticiadas frequentemente na mídia.
A atividade será desenvolvida em 6 etapas:
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema das queimadas no Pantanal e explique a importância da discussão. Em seguida, divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos e entregue um texto curto sobre o assunto para cada grupo.Etapa 2 - Leitura e discussão em grupo
Os alunos irão ler o texto em grupo e discutir entre si as principais informações e opiniões apresentadas. Circule pela sala, auxiliando os grupos na discussão.Etapa 3 - Debate em sala
Promova um debate em sala de aula. Os grupos irão apresentar suas opiniões e argumentos sobre o tema, utilizando um modelo de avaliação por rubrica criado previamente. Faça a mediação do debate, estimulando a participação de todos os alunos.Etapa 4 - Sistematização das informações
Os alunos irão sistematizar as informações discutidas, criando um mapa conceitual ou uma lista de informações importantes sobre o tema.Etapa 5 - Reflexão individual
Os alunos irão fazer uma reflexão individual sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas.Etapa 6 - Encerramento
Faça um breve encerramento da atividade, reforçando os principais pontos discutidos e incentivando os alunos a continuarem se informando sobre o assunto.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais do território nacional, especialmente no que diz respeito às queimadas no Pantanal.
- Estimular a participação dos alunos na discussão do tema.
- Desenvolver a capacidade dos alunos de argumentação e reflexão crítica sobre questões ambientais.
Critérios de avaliação
- Participação ativa no debate em sala de aula.
- Uso adequado do modelo de avaliação por rubrica.
- Sistematização correta das informações discutidas.
- Reflexão individual coerente e bem fundamentada sobre o tema.
Ações do professor
- Apresentar o tema das queimadas no Pantanal de forma clara e objetiva.
- Dividir a turma em grupos e entregar o texto sobre o tema.
- Mediar o debate.
- Estimular a participação de todos os alunos na discussão.
- Fazer um breve encerramento, reforçando os principais pontos discutidos.
Ações do aluno
- Ler e discutir o texto em grupo.
- Participar ativamente do debate.
- Utilizar o modelo de avaliação por rubrica para apresentar seus argumentos.
- Sistematizar as informações discutidas.
- Fazer uma reflexão individual sobre o tema.