Aula sobre Queimadas No Pantanal

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


As queimadas no Pantanal são um tema atual e importante para a Geografia. Elas afetam a biodiversidade, a economia e a vida das pessoas que vivem na região. Nessa atividade, os alunos terão a oportunidade de conhecer mais sobre o tema e desenvolver habilidades importantes para a compreensão da dinâmica dos componentes físico-naturais no território nacional. Além disso, irão trabalhar em grupos e desenvolver a colaboração e a autonomia.

A atividade será desenvolvida em 5 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema das queimadas no Pantanal e contextualize a importância do assunto. Os alunos serão divididos em 3 grupos e cada grupo irá para uma estação.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Mapa

    Nessa estação, os alunos terão acesso a um mapa da região do Pantanal e deverão identificar as áreas mais afetadas pelas queimadas. Eles também devem pesquisar sobre a fauna e flora da região e identificar quais espécies estão mais ameaçadas.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Vídeo

    Nessa estação, os alunos assistirão a um vídeo sobre as queimadas no Pantanal, produzido por uma ONG que trabalha na região. Após o vídeo, eles devem discutir em grupo sobre as causas e consequências das queimadas.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Debate

    Nessa estação, os alunos irão participar de um debate sobre as queimadas no Pantanal. Cada grupo terá um papel diferente: um grupo defenderá a necessidade de preservação da região, outro grupo defenderá a exploração econômica da região e o terceiro grupo será o mediador do debate.

  5. Etapa 5 - Síntese

    Na última etapa, os alunos se reunirão e cada grupo deve apresentar um resumo das atividades realizadas em sua estação. Conduza uma discussão para que os alunos possam compartilhar suas percepções e aprendizados sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise de dados.
  • Estimular a colaboração e a autonomia dos alunos.
  • Promover o debate e a reflexão crítica sobre o tema.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Qualidade das pesquisas realizadas pelos alunos.
  • Coerência e clareza na apresentação das ideias durante o debate.
  • Síntese bem elaborada e coerente com as atividades realizadas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância do assunto.
  • Orientar os alunos durante as atividades nas estações.
  • Conduzir o debate e a discussão.
  • Avaliar as atividades realizadas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas em cada estação.
  • Realizar pesquisas e análises de dados de forma crítica e reflexiva.
  • Participar do debate e apresentar argumentos coerentes com seu papel no grupo.
  • Elaborar uma síntese bem estruturada e coerente com as atividades realizadas.