Aula sobre Queimadas No Pantanal

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


As queimadas no Pantanal são um tema muito discutido nos últimos anos. O Pantanal é a maior área úmida do mundo e abriga uma enorme biodiversidade, mas tem infelizmente sido alvo de muitas queimadas, que causam danos irreparáveis à fauna e à flora da região. Nesta atividade, vamos trabalhar com o tema das queimadas no Pantanal. Para isso, os alunos irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos: "Que bom", "Que pena" e "Que tal", que será utilizado como uma ferramenta de avaliação da atividade.

A atividade será desenvolvida em 5 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema das queimadas no Pantanal e explique a importância da região para a biodiversidade brasileira. Os alunos serão convidados a compartilhar o que já sabem sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos deverão pesquisar sobre o tema das queimadas no Pantanal e criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos: "Que bom", "Que pena" e "Que tal". Eles deverão preencher cada campo com informações relevantes sobre o tema, como os impactos das queimadas na fauna e na flora, as causas das queimadas, as medidas que estão sendo tomadas para combater as queimadas, entre outros. Disponibilize materiais de apoio para a pesquisa, como textos, vídeos e imagens.

  3. Etapa 3 - Socialização dos modelos

    Os alunos irão compartilhar seus modelos com a turma. Cada aluno terá um tempo determinado para falar sobre seu trabalho e apresentar as informações que pesquisou.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Após a socialização dos modelos, os alunos irão discutir em grupo sobre as informações apresentadas. Estimule a participação de todos os alunos, fazendo perguntas e incentivando a troca de ideias.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Faça uma síntese dos principais pontos discutidos e proponha uma reflexão sobre a importância de preservar o Pantanal e combater as queimadas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária).
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a capacidade de análise crítica e reflexão sobre temas ambientais.

Critérios de avaliação

  • Participação na pesquisa e criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Qualidade das informações apresentadas no modelo.
  • Participação na discussão em grupo.
  • Capacidade de análise crítica e reflexão sobre o tema.
  • Clareza e objetividade na apresentação das informações.

Ações do professor

  • Apresentar o tema das queimadas no Pantanal e sua importância para a biodiversidade brasileira.
  • Disponibilizar materiais de apoio para a pesquisa.
  • Estimular a participação dos alunos na pesquisa, na criação do modelo e na discussão em grupo.
  • Fazer perguntas que estimulem a reflexão e a análise crítica dos alunos.
  • Sintetizar os principais pontos discutidos e propor uma reflexão sobre o tema.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema das queimadas no Pantanal.
  • Criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com informações relevantes sobre o tema.
  • Socializar o modelo com a turma.
  • Participar da discussão em grupo.
  • Refletir sobre a importância de preservar o Pantanal e combater as queimadas.