Aula sobre Queimadas No Pantanal
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
As queimadas no Pantanal são um tema muito discutido nos últimos anos. O Pantanal é a maior área úmida do mundo e abriga uma enorme biodiversidade, mas tem infelizmente sido alvo de muitas queimadas, que causam danos irreparáveis à fauna e à flora da região. Nesta atividade, vamos trabalhar com o tema das queimadas no Pantanal. Para isso, os alunos irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos: "Que bom", "Que pena" e "Que tal", que será utilizado como uma ferramenta de avaliação da atividade.
A atividade será desenvolvida em 5 etapas:
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema das queimadas no Pantanal e explique a importância da região para a biodiversidade brasileira. Os alunos serão convidados a compartilhar o que já sabem sobre o assunto.Etapa 2 - Pesquisa
Os alunos deverão pesquisar sobre o tema das queimadas no Pantanal e criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos: "Que bom", "Que pena" e "Que tal". Eles deverão preencher cada campo com informações relevantes sobre o tema, como os impactos das queimadas na fauna e na flora, as causas das queimadas, as medidas que estão sendo tomadas para combater as queimadas, entre outros. Disponibilize materiais de apoio para a pesquisa, como textos, vídeos e imagens.Etapa 3 - Socialização dos modelos
Os alunos irão compartilhar seus modelos com a turma. Cada aluno terá um tempo determinado para falar sobre seu trabalho e apresentar as informações que pesquisou.Etapa 4 - Discussão em grupo
Após a socialização dos modelos, os alunos irão discutir em grupo sobre as informações apresentadas. Estimule a participação de todos os alunos, fazendo perguntas e incentivando a troca de ideias.Etapa 5 - Conclusão
Faça uma síntese dos principais pontos discutidos e proponha uma reflexão sobre a importância de preservar o Pantanal e combater as queimadas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária).
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Desenvolver a capacidade de análise crítica e reflexão sobre temas ambientais.
Critérios de avaliação
- Participação na pesquisa e criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
- Qualidade das informações apresentadas no modelo.
- Participação na discussão em grupo.
- Capacidade de análise crítica e reflexão sobre o tema.
- Clareza e objetividade na apresentação das informações.
Ações do professor
- Apresentar o tema das queimadas no Pantanal e sua importância para a biodiversidade brasileira.
- Disponibilizar materiais de apoio para a pesquisa.
- Estimular a participação dos alunos na pesquisa, na criação do modelo e na discussão em grupo.
- Fazer perguntas que estimulem a reflexão e a análise crítica dos alunos.
- Sintetizar os principais pontos discutidos e propor uma reflexão sobre o tema.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o tema das queimadas no Pantanal.
- Criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com informações relevantes sobre o tema.
- Socializar o modelo com a turma.
- Participar da discussão em grupo.
- Refletir sobre a importância de preservar o Pantanal e combater as queimadas.