Aula sobre Quilombos Brasil Historias Resistencias Tempo

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A história dos quilombos no Brasil é um tema importante para entendermos a resistência dos negros escravizados e a luta pela liberdade. Os quilombos eram comunidades formadas por escravos fugidos que se organizavam para viver em liberdade. Eles foram importantes espaços de resistência e luta contra a escravidão. Hoje, podemos encontrar a influência dos quilombos na cultura brasileira, como na música, na dança e na culinária. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a história dos quilombos no Brasil e como eles resistiram através do tempo, utilizando a metodologia ativa Design Sprint para desenvolver habilidades de questionamento e análise crítica.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente o tema e contextualize a história dos quilombos no Brasil. Apresente um vídeos sobre o assunto para os estudantes assistirem e fazerem anotações sobre as informações mais importantes.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos irão se dividir em grupos e criar um mapa mental sobre o tema, destacando os principais pontos abordados no vídeo. Cada grupo irá apresentar seu mapa mental para a turma.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os alunos irão escolher um subtema relacionado aos quilombos no Brasil para pesquisar. Eles irão utilizar fontes diversas, como livros, artigos, vídeos e entrevistas, para coletar informações sobre o subtema escolhido. Algumas dicas de subtemas que podem ser explorados são as formas de resistências nos quilombos, a preservação cultural nesses espaços, as lideranças quilombolas e os desafios enfrentados nos quilombos.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Com base nas informações coletadas, os alunos irão criar um infográfico sobre o subtema escolhido. Eles irão utilizar ferramentas digitais ou desenhar à mão, caso não tenham acesso a recursos digitais. Oriente os alunos durante a criação do infográfico.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os alunos irão apresentar seus infográficos para a turma e discutir as informações apresentadas. Eles irão fazer perguntas uns aos outros e debater sobre o legado dos quilombos no Brasil.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de questionamento e análise crítica.
  • Estimular a pesquisa e a coleta de informações em fontes diversas.
  • Desenvolver habilidades de comunicação e apresentação oral.
  • Estimular a criatividade e a produção de infográficos.
  • Promover a reflexão sobre o legado dos quilombos na cultura brasileira.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Coleta de informações em fontes diversas.
  • Criatividade na produção do infográfico.
  • Clareza e objetividade na apresentação oral.
  • Reflexão crítica sobre o legado dos quilombos na cultura brasileira.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a história dos quilombos no Brasil.
  • Orientar os alunos durante a criação do infográfico.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Promover a reflexão crítica sobre o legado dos quilombos na cultura brasileira.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedback construtivo.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo e fazer anotações sobre as informações mais importantes.
  • Criar um mapa mental sobre o tema em grupo.
  • Escolher um subtema relacionado aos quilombos no Brasil para pesquisar.
  • Criar um infográfico sobre o subtema escolhido.
  • Apresentar o infográfico para a turma e participar da discussão sobre o legado dos quilombos na cultura brasileira.