Aula sobre Quilombos Brasil Historias Resistencias Tempo

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Os quilombos foram comunidades formadas por escravos fugidos que se organizaram para resistir à escravidão no Brasil. Eles foram importantes espaços de resistência e luta contra a opressão e a exploração. Nesta aula, vamos explorar a história dos quilombos no Brasil e entender como eles foram importantes para a luta contra a escravidão. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão realizar atividades diferentes relacionadas ao tema. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em formular questionamentos sobre o legado da escravidão nas Américas, com base na seleção e consulta de fontes de diferentes naturezas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique o que são quilombos e sua importância histórica. Em seguida, divida a turma em três grupos e explicar como funcionará a metodologia rotação por estações

  2. Etapa 2 - Rotação por Estações

    Organize a turma em três grupos e explique que irão realizar uma atividade em circuito, chamada de estações. Explique que em cada estação haverá uma atividade com começo, meio e fim, e que as estações são independentes uma das outras. Defina com os alunos o tempo que ficarão em cada estação e a ordem de rotação entre elas. Para cada estação, sugerimos os seguintes temas:

    Estação 1 - Leitura e análise de documentos:

    Os alunos irão ler e analisar documentos históricos sobre a vida nos quilombos, como cartas, diários e relatos de viajantes. Eles deverão responder a perguntas sobre o conteúdo dos documentos e discutir em grupo as informações encontradas.

    Estação 2 - Mapa dos quilombos:

    Os alunos irão criar um mapa dos quilombos no Brasil, identificando sua localização e importância histórica. Eles deverão pesquisar informações sobre os principais quilombos e apresentar suas descobertas para o grupo. Disponibilize um mapa do Brasil simples, para que eles sinalizem com lápis de cor os quilombos descobertos por eles.

    Estação 3 - Teatro:

    Os alunos irão criar uma cena teatral que retrate a vida em um quilombo. Eles deverão pesquisar informações sobre a organização social, econômica e política dos quilombos e utilizar essas informações para criar a cena. Em seguida, irão apresentar a cena para o grupo.


  3. Etapa 3 - Conclusão

    Reúna a turma e fazer uma reflexão sobre o que foi aprendido na aula. Os alunos deverão compartilhar suas descobertas e questionamentos sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em formular questionamentos sobre o legado da escravidão nas Américas.
  • Estimular a pesquisa e análise de fontes históricas.
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de expressão dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Utilização correta das fontes históricas.
  • Criatividade na criação da cena teatral.
  • Cooperação e trabalho em equipe.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na realização das atividades.
  • Estimular a participação e a cooperação dos alunos.
  • Fazer uma reflexão sobre o que foi aprendido na aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Realizar as atividades com atenção e dedicação.
  • Cooperar com os colegas de grupo.
  • Compartilhar suas descobertas e questionamentos sobre o tema.