Aula sobre Quilombos Brasil Historias Resistencias Tempo
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A aula sobre “Quilombos no Brasil: resistências através do tempo” apresenta aos alunos a história dos quilombos no Brasil e como eles foram importantes para a resistência dos negros escravizados. Além disso, a metodologia ativa Sala de Aula Invertida será utilizada para os alunos poderem criar um mapa conceitual sobre o tema, desenvolvendo habilidades de pesquisa e organização de informações. Para contextualizar o tema, apresente exemplos de quilombos existentes atualmente no Brasil e como eles mantêm viva a cultura afro-brasileira.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e contextualize a importância dos quilombos na história do Brasil. Incentive a fazer perguntas e a expressar suas opiniões sobre o assunto.Etapa 2 - Sala de Aula Invertida
Os alunos deverão pesquisar sobre o tema em casa e criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Disponibilize materiais de apoio, como textos, vídeos e imagens, para auxiliar na pesquisa. Sugira algumas ideias para serem exploradas no mapa conceitual, como a definição e origem dos Quilombos, a resistência e luta dos quilombolas contra a escravidão, a cultura e organização social dos Quilombos.Etapa 3 - Apresentação dos Mapas Conceituais
Os alunos irão apresentar seus mapas conceituais para a turma, explicando as ideias centrais e as sub-ideias. Incentive a discussão e o debate sobre o tema.Etapa 4 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos de quilombos existentes atualmente no Brasil e como eles mantêm viva a cultura afro-brasileira. Incentive os estudantes a fazerem perguntas e a expressarem suas opiniões sobre os exemplos apresentados.Etapa 5 - Conclusão
Faça uma síntese da aula e reforce a importância dos quilombos na história do Brasil e na luta contra a escravidão.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de pesquisa e organização de informações.
- Estimular o debate e a discussão sobre o tema.
- Incentivar a expressão de opiniões e perguntas sobre o assunto.
- Reforçar a importância dos quilombos na história do Brasil e na luta contra a escravidão.
Critérios de avaliação
- Capacidade de pesquisa e organização de informações.
- Participação no debate e na discussão sobre o tema.
- Expressão de opiniões e perguntas sobre o assunto.
- Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos.
- Compreensão da importância dos quilombos na história do Brasil e na luta contra a escravidão.
Ações do professor
- Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos.
- Disponibilizar materiais de apoio para a pesquisa dos alunos.
- Incentivar o debate e a discussão sobre o tema.
- Fazer uma síntese da aula e reforçar a importância dos quilombos na história do Brasil e na luta contra a escravidão.
- Avaliar os alunos conforme os critérios estabelecidos.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o tema em casa e criar um mapa conceitual.
- Participar do debate e da discussão sobre o tema.
- Expressar opiniões e fazer perguntas sobre o assunto.
- Apresentar o mapa conceitual criado para a turma.
- Compreender a importância dos quilombos na história do Brasil e na luta contra a escravidão.