Racismo científico

Nesta aula de História vamos falar sobre racismo científico e o embranquecimento social. Você já ouviu falar sobre isso? Vamos estudar? 🤓


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    No Brasil, durante o Império, foi construída uma imagem do indígena como um herói fundador da nação. Essa imagem é distante da realidade das nações indígenas. Como ficou conhecido esse mito que surgiu com as civilizações europeias a partir do contato com as civilizações indígenas?

    A) Mito do Bom Selvagem.

    B) Mito do Indígena Brasileiro.

    C) Mito do Guarani.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Design Sprint:

    O racismo científico é uma ideologia que surgiu no século XIX e que buscava justificar a superioridade de uma raça sobre as outras. Essa ideologia foi utilizada para justificar a escravidão, o colonialismo e o genocídio de povos indígenas. Infelizmente, ainda hoje, o racismo científico é utilizado para justificar a discriminação e a violência contra negros e indígenas. Aqui, os alunos irão aprender sobre o racismo científico e como ele impactou a história das Américas. A metodologia utilizada será o Design Sprint, que é uma metodologia ágil e colaborativa que permite aos alunos desenvolverem soluções criativas para problemas complexos.
    Atividade completa
  4. 4. Design Thinking:

    O racismo científico é uma ideologia que surgiu no século XIX e que buscava justificar a superioridade de uma raça sobre as outras. Essa ideologia foi utilizada para justificar a escravidão, o colonialismo e o genocídio de povos indígenas. Infelizmente, ainda hoje, essa ideologia persiste em nossa sociedade, e é importante que os alunos compreendam como ela se manifesta e como pode ser combatida. Aqui, os alunos irão utilizar a metodologia Design Thinking para criar um mapa de empatia, que irá ajudá-los a compreender as dores e ganhos das pessoas que sofrem com o racismo científico.
    Atividade completa
  5. 5. Gamificação:

    O racismo científico foi uma teoria que surgiu no século XIX e que buscava justificar a superioridade de uma raça sobre as outras. Essa teoria foi utilizada para justificar a escravidão, o genocídio de povos indígenas e outras formas de opressão. Infelizmente, ainda hoje, o racismo científico é utilizado para justificar a discriminação e a exclusão social. Aqui, vamos utilizar a metodologia ativa Gamificação para criar um jogo de tabuleiro que nos ajude a entender melhor o racismo científico e seus impactos negativos para as populações negras e indígenas nas Américas.
    Atividade completa
  6. 6. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    O racismo científico é uma ideologia que surgiu no século XIX e que se baseia na crença de que algumas raças são superiores a outras. Essa ideologia foi usada para justificar a escravidão, o colonialismo e o genocídio de povos indígenas. Infelizmente, ainda hoje, o racismo científico é usado para justificar a discriminação e a violência contra pessoas negras e indígenas. Aqui, vamos utilizar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) para discutir o racismo científico e seus impactos negativos para as populações negras e indígenas nas Américas. Os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.
    Atividade completa
  7. 7. Rotação por estações:

    O racismo científico é uma ideologia que surgiu no século XIX e que se baseia na crença de que algumas raças são superiores a outras. Essa ideologia foi usada para justificar a escravidão, o colonialismo e o genocídio de povos indígenas. Infelizmente, ainda hoje, o racismo científico é usado para justificar a discriminação e a violência contra pessoas negras e indígenas. Aqui, vamos aprender sobre o racismo científico e como ele afetou as populações negras e indígenas nas Américas. Vamos usar a metodologia ativa Rotação por estações para tornar a aula mais envolvente e didática.
    Atividade completa
  8. 8. Sala de Aula Invertida:

    O racismo científico é uma ideologia que surgiu no século XIX e que buscava justificar a superioridade de uma raça sobre as outras. Essa ideologia foi utilizada para justificar a escravidão, o colonialismo e o genocídio de povos indígenas. Infelizmente, ainda hoje, o racismo científico é utilizado para justificar a discriminação e a violência contra negros e indígenas. Aqui, vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para que os alunos possam criar um mapa conceitual sobre o tema, identificando as tensões e os significados dos discursos civilizatórios e avaliando seus impactos negativos para os povos indígenas originários e as populações negras nas Américas.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: