Aula sobre Racismo Cientifico

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O racismo científico é uma ideologia que surgiu no século XIX e que buscava justificar a superioridade de uma raça sobre as outras. Essa ideologia foi utilizada para justificar a escravidão, o colonialismo e o genocídio de povos indígenas. Infelizmente, ainda hoje, essa ideologia persiste em nossa sociedade, e é importante que os alunos compreendam como ela se manifesta e como pode ser combatida. Aqui, os alunos irão utilizar a metodologia Design Thinking para criar um mapa de empatia, que irá ajudá-los a compreender as dores e ganhos das pessoas que sofrem com o racismo científico.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema do racismo científico e explique como ele foi utilizado para justificar a escravidão e o colonialismo. Explique também como essa ideologia ainda persiste em nossa sociedade.

  2. Etapa 2 - Introdução ao Design Thinking

    Explique o que é Design Thinking e como ele pode ser utilizado para resolver problemas. Apresente exemplos de como o Design Thinking foi utilizado para resolver problemas em outras áreas.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos irão trabalhar em grupos para criar um mapa de empatia sobre uma pessoa que sofre com o racismo científico. Cada grupo irá preencher os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Circule pela sala para ajudar os alunos e tirar dúvidas.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas de empatia

    Cada grupo irá apresentar seu mapa de empatia para a turma. Faça a mediação da discussão e ajude os alunos a compreenderem as dores e ganhos das pessoas que sofrem com o racismo científico.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    A turma irá discutir em grupo sobre as dores e ganhos das pessoas que sofrem com o racismo científico. Faça a mediação da discussão e ajude os alunos a compreenderem como essa ideologia pode ser combatida.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Conclua reforçando a importância de combater o racismo científico e incentivando os alunos a serem agentes de mudança em suas comunidades.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar as tensões e os significados dos discursos civilizatórios, avaliando seus impactos negativos para os povos indígenas originários e as populações negras nas Américas.
  • Estimular a empatia e a compreensão das dores e ganhos das pessoas que sofrem com o racismo científico.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e utilizar a metodologia Design Thinking para resolver problemas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa de empatia.
  • Qualidade do mapa de empatia criado pelo grupo.
  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Compreensão dos impactos negativos do racismo científico.
  • Utilização adequada da metodologia Design Thinking.

Ações do professor

  • Apresentar o tema do racismo científico e explicar como ele foi utilizado para justificar a escravidão e o colonialismo.
  • Explicar aos alunos o que é Design Thinking e como ele pode ser utilizado para resolver problemas.
  • Mediar a discussão em grupo e ajudar os alunos a compreenderem as dores e ganhos das pessoas que sofrem com o racismo científico.
  • Concluir a aula reforçando a importância de combater o racismo científico e incentivando os alunos a serem agentes de mudança em suas comunidades.
  • Circular pela sala para ajudar os alunos e tirar dúvidas durante a criação do mapa de empatia.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para criar um mapa de empatia sobre uma pessoa que sofre com o racismo científico.
  • Participar ativamente da discussão em grupo sobre as dores e ganhos das pessoas que sofrem com o racismo científico.
  • Compreender os impactos negativos do racismo científico.
  • Utilizar adequadamente a metodologia Design Thinking.
  • Ser agente de mudança em suas comunidades, combatendo o racismo científico.