Aula sobre Racismo Cientifico

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O racismo científico é uma ideologia que surgiu no século XIX e que se baseia na crença de que algumas raças são superiores a outras. Essa ideologia foi usada para justificar a escravidão, o colonialismo e o genocídio de povos indígenas. Infelizmente, ainda hoje, o racismo científico é usado para justificar a discriminação e a violência contra pessoas negras e indígenas. Aqui, vamos utilizar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) para discutir o racismo científico e seus impactos negativos para as populações negras e indígenas nas Américas. Os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a metodologia MDC. Os alunos serão divididos em quatro grupos e receberão as instruções para a atividade.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos terão que pesquisar sobre o racismo científico e seus impactos nas populações negras e indígenas nas Américas. Disponibilize materiais de pesquisa, como textos, vídeos e imagens.

  3. Etapa 3 - Preparação dos argumentos

    Os grupos defensor e opositor terão que preparar seus argumentos. A banca julgadora e o grupo de observadores terão que se preparar.

  4. Etapa 4 - Debate

    Os grupos defensor e opositor terão que apresentar seus argumentos. Em seguida, a banca julgadora terá que fazer perguntas e avaliar os argumentos apresentados. Por fim, os grupos defensor e opositor terão que fazer suas considerações finais.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos terão que discutir em grupo sobre o tema e os argumentos apresentados.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Encerre a atividade e faça uma reflexão sobre o tema e a metodologia utilizada.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar as tensões e os significados dos discursos civilizatórios.
  • Estimular o pensamento crítico e a reflexão sobre o racismo científico e seus impactos nas populações negras e indígenas nas Américas.
  • Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na atividade.
  • Qualidade dos argumentos apresentados.
  • Coerência e consistência dos argumentos apresentados.
  • Capacidade de reflexão e análise crítica sobre o tema.
  • Respeito às opiniões e ideias dos colegas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a metodologia MDC.
  • Orientar os alunos na pesquisa e preparação dos argumentos.
  • Mediar o debate e a discussão em grupo.
  • Fazer uma reflexão sobre o tema e a metodologia utilizada.
  • Avaliar a participação e o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema.
  • Preparar argumentos consistentes e coerentes.
  • Participar ativamente do debate e da discussão em grupo.
  • Respeitar as opiniões e ideias dos colegas.
  • Refletir e analisar criticamente o tema.