Aula sobre Racismo Cientifico
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
O racismo científico é uma ideologia que surgiu no século XIX e que se baseia na crença de que algumas raças são superiores a outras. Essa ideologia foi usada para justificar a escravidão, o colonialismo e o genocídio de povos indígenas. Infelizmente, ainda hoje, o racismo científico é usado para justificar a discriminação e a violência contra pessoas negras e indígenas. Aqui, vamos utilizar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) para discutir o racismo científico e seus impactos negativos para as populações negras e indígenas nas Américas. Os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique a metodologia MDC. Os alunos serão divididos em quatro grupos e receberão as instruções para a atividade.Etapa 2 - Pesquisa
Os alunos terão que pesquisar sobre o racismo científico e seus impactos nas populações negras e indígenas nas Américas. Disponibilize materiais de pesquisa, como textos, vídeos e imagens.Etapa 3 - Preparação dos argumentos
Os grupos defensor e opositor terão que preparar seus argumentos. A banca julgadora e o grupo de observadores terão que se preparar.Etapa 4 - Debate
Os grupos defensor e opositor terão que apresentar seus argumentos. Em seguida, a banca julgadora terá que fazer perguntas e avaliar os argumentos apresentados. Por fim, os grupos defensor e opositor terão que fazer suas considerações finais.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os alunos terão que discutir em grupo sobre o tema e os argumentos apresentados.Etapa 6 - Conclusão
Encerre a atividade e faça uma reflexão sobre o tema e a metodologia utilizada.
Intencionalidades pedagógicas
- Identificar as tensões e os significados dos discursos civilizatórios.
- Estimular o pensamento crítico e a reflexão sobre o racismo científico e seus impactos nas populações negras e indígenas nas Américas.
- Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na atividade.
- Qualidade dos argumentos apresentados.
- Coerência e consistência dos argumentos apresentados.
- Capacidade de reflexão e análise crítica sobre o tema.
- Respeito às opiniões e ideias dos colegas.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a metodologia MDC.
- Orientar os alunos na pesquisa e preparação dos argumentos.
- Mediar o debate e a discussão em grupo.
- Fazer uma reflexão sobre o tema e a metodologia utilizada.
- Avaliar a participação e o desempenho dos alunos.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o tema.
- Preparar argumentos consistentes e coerentes.
- Participar ativamente do debate e da discussão em grupo.
- Respeitar as opiniões e ideias dos colegas.
- Refletir e analisar criticamente o tema.