Aula sobre Racismo Cientifico
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O racismo científico é uma ideologia que surgiu no século XIX e que buscava justificar a superioridade de uma raça sobre as outras. Essa ideologia foi utilizada para justificar a escravidão, o colonialismo e o genocídio de povos indígenas. Infelizmente, ainda hoje, o racismo científico é utilizado para justificar a discriminação e a violência contra negros e indígenas. Aqui, vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para que os alunos possam criar um mapa conceitual sobre o tema, identificando as tensões e os significados dos discursos civilizatórios e avaliando seus impactos negativos para os povos indígenas originários e as populações negras nas Américas.
Etapa 1 - Preparação
Selecione materiais de apoio, como vídeos, textos e imagens, que abordem o tema do racismo científico. Esses materiais devem ser disponibilizados para os alunos com antecedência.Etapa 2 - Apresentação
Apresente o tema do racismo científico e explique a metodologia Sala de Aula Invertida. Os alunos devem ser orientados a assistir aos materiais de apoio selecionados e a criar um mapa conceitual sobre o tema.Etapa 3 - Criação do Mapa Conceitual
Os alunos devem criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O mapa conceitual deve ser criado em grupos de 3 a 4 alunos.Etapa 4 - Apresentação dos mapas
Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e as sub-ideias. Incentive a discussão e o debate entre os grupos.Etapa 5 - Apresentação de exemplos práticos
Apresente exemplos práticos de como o racismo científico é aplicado no cotidiano, como em discursos políticos, na mídia e nas redes sociais.Etapa 6 - Discussão em grupos
Os alunos devem discutir em grupo como o racismo científico pode ser combatido e apresentar suas ideias para a turma.Etapa 7 - Conclusão
Encerre fazendo uma reflexão sobre o tema e incentivando os alunos a continuarem a pesquisa sobre o assunto.
Intencionalidades pedagógicas
- Identificar as tensões e os significados dos discursos civilizatórios, avaliando seus impactos negativos para os povos indígenas originários e as populações negras nas Américas.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na criação do mapa conceitual.
- Incentivar a reflexão crítica sobre o tema do racismo científico.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na criação do mapa conceitual e na discussão em grupo.
- Qualidade do mapa conceitual, com ideias centrais e sub-ideias bem definidas e organizadas.
- Capacidade dos alunos em identificar exemplos práticos de como o racismo científico é aplicado no cotidiano.
- Reflexão crítica dos alunos sobre o tema e suas ideias para combater o racismo científico.
Ações do professor
- Selecionar materiais de apoio adequados.
- Explicar a metodologia Sala de Aula Invertida e orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
- Estimular a discussão e o debate entre os grupos.
- Apresentar exemplos práticos de como o racismo científico é aplicado no cotidiano.
- Fazer uma reflexão crítica sobre o tema e incentivar os alunos a continuarem a pesquisa sobre o assunto.
Ações do aluno
- Assistir aos materiais de apoio selecionados com antecedência.
- Criar um mapa conceitual em grupo, com ideias centrais e sub-ideias bem definidas e organizadas.
- Participar ativamente da discussão em grupo e do debate com os outros grupos.
- Identificar exemplos práticos de como o racismo científico é aplicado no cotidiano.
- Fazer uma reflexão crítica sobre o tema e apresentar ideias para combater o racismo científico.