Aula sobre Racismo Cientifico

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O racismo científico é uma ideologia que surgiu no século XIX e que buscava justificar a superioridade de uma raça sobre as outras. Essa ideologia foi utilizada para justificar a escravidão, o colonialismo e o genocídio de povos indígenas. Infelizmente, ainda hoje, o racismo científico é utilizado para justificar a discriminação e a violência contra negros e indígenas. Aqui, vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para que os alunos possam criar um mapa conceitual sobre o tema, identificando as tensões e os significados dos discursos civilizatórios e avaliando seus impactos negativos para os povos indígenas originários e as populações negras nas Américas.

  1. Etapa 1 - Preparação

    Selecione materiais de apoio, como vídeos, textos e imagens, que abordem o tema do racismo científico. Esses materiais devem ser disponibilizados para os alunos com antecedência.

  2. Etapa 2 - Apresentação

    Apresente o tema do racismo científico e explique a metodologia Sala de Aula Invertida. Os alunos devem ser orientados a assistir aos materiais de apoio selecionados e a criar um mapa conceitual sobre o tema.

  3. Etapa 3 - Criação do Mapa Conceitual

    Os alunos devem criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O mapa conceitual deve ser criado em grupos de 3 a 4 alunos.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas

    Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e as sub-ideias. Incentive a discussão e o debate entre os grupos.

  5. Etapa 5 - Apresentação de exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de como o racismo científico é aplicado no cotidiano, como em discursos políticos, na mídia e nas redes sociais.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupos

    Os alunos devem discutir em grupo como o racismo científico pode ser combatido e apresentar suas ideias para a turma.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre fazendo uma reflexão sobre o tema e incentivando os alunos a continuarem a pesquisa sobre o assunto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar as tensões e os significados dos discursos civilizatórios, avaliando seus impactos negativos para os povos indígenas originários e as populações negras nas Américas.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Incentivar a reflexão crítica sobre o tema do racismo científico.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do mapa conceitual e na discussão em grupo.
  • Qualidade do mapa conceitual, com ideias centrais e sub-ideias bem definidas e organizadas.
  • Capacidade dos alunos em identificar exemplos práticos de como o racismo científico é aplicado no cotidiano.
  • Reflexão crítica dos alunos sobre o tema e suas ideias para combater o racismo científico.

Ações do professor

  • Selecionar materiais de apoio adequados.
  • Explicar a metodologia Sala de Aula Invertida e orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Estimular a discussão e o debate entre os grupos.
  • Apresentar exemplos práticos de como o racismo científico é aplicado no cotidiano.
  • Fazer uma reflexão crítica sobre o tema e incentivar os alunos a continuarem a pesquisa sobre o assunto.

Ações do aluno

  • Assistir aos materiais de apoio selecionados com antecedência.
  • Criar um mapa conceitual em grupo, com ideias centrais e sub-ideias bem definidas e organizadas.
  • Participar ativamente da discussão em grupo e do debate com os outros grupos.
  • Identificar exemplos práticos de como o racismo científico é aplicado no cotidiano.
  • Fazer uma reflexão crítica sobre o tema e apresentar ideias para combater o racismo científico.