Aula sobre Racismo E Desigualdade No Brasil

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


O racismo e a desigualdade são temas recorrentes na história do Brasil e ainda são presentes na sociedade atual. É importante que os alunos compreendam a origem desses problemas e como eles afetam a vida das pessoas. Através da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, os alunos serão desafiados a criar um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5 para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema "Racismo e desigualdade no Brasil" e explique a importância de discutir esse assunto. Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo irá escolher um subtema para pesquisar e apresentar.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os grupos irão pesquisar sobre o subtema escolhido e reunir informações relevantes para a apresentação.

  3. Etapa 3 - Organização

    Os grupos irão organizar as informações reunidas e definir a estrutura da apresentação.

  4. Etapa 4 - Preparação

    Os grupos irão preparar a apresentação, utilizando recursos diversos como cartazes, desenhos e textos escritos à mão.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Os grupos irão apresentar seus subtemas para a turma.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Os grupos irão avaliar uns aos outros, utilizando o template de avaliação por pares criado anteriormente.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conduza uma discussão sobre o tema geral e os subtemas apresentados, enfatizando a importância de combater o racismo e a desigualdade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreender a importância de discutir o racismo e a desigualdade no Brasil.
  • Compreender a relação entre o subtema escolhido e o tema geral.
  • Compreender a importância da autoavaliação e da avaliação dos colegas.
  • Refletir sobre o tema geral e os subtemas apresentados.
  • Compreender a importância de combater o racismo e a desigualdade.

Critérios de avaliação

  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Qualidade das informações reunidas.
  • Utilização do template de avaliação por pares.
  • Participação na discussão.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância de discutir o assunto.
  • Orientar os grupos na escolha dos subtemas.
  • Tirar dúvidas e auxiliar na busca por informações relevantes.
  • Avaliar as apresentações.
  • Enfatizar a importância de combater o racismo e a desigualdade.

Ações do aluno

  • Escolher um subtema para pesquisar e apresentar.
  • Organizar o grupo e definir as tarefas de cada integrante.
  • Reunir informações relevantes para a apresentação.
  • Preparar a apresentação.
  • Avaliar os outros grupos utilizando o template de avaliação por pares.