Aula sobre Racismo E Desigualdade No Brasil

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


O racismo e a desigualdade são temas recorrentes na história do Brasil. Desde a época da escravidão, a população negra sofre com a discriminação e a exclusão social. É importante que os alunos compreendam a gravidade desses problemas e saibam identificar as diversas formas de preconceito presentes na sociedade atual.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula com uma roda de conversa, perguntando aos alunos o que eles sabem sobre o racismo e a desigualdade no Brasil. Em seguida, apresente o objetivo da aula e explique a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Faça a divisão da turma em grupos de 4 a 5 alunos. Cada grupo deve escolher um líder, que será responsável por coordenar as atividades do grupo.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Cada grupo deve criar um mapa conceitual sobre o tema "Racismo e desigualdade no Brasil". O mapa deve conter uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Forneça cartolinas e canetas coloridas para a atividade.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma. O líder do grupo deve coordenar a apresentação e os demais membros devem explicar as ideias apresentadas.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os grupos devem se reunir para discutir as ideias apresentadas pelos demais grupos. Cada grupo deve escolher um relator, que será responsável por apresentar as conclusões da discussão para a turma.

  6. Etapa 6 - Apresentação das conclusões

    Cada relator deve apresentar as conclusões da discussão para a turma. Estimule a participação dos demais alunos na discussão.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma síntese da aula, reforçando os principais pontos abordados. Os alunos devem fazer uma autoavaliação da atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Apresentar a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares.
  • Estimular a cooperação entre os alunos.
  • Desenvolver a liderança dos alunos.
  • Reforçar o aprendizado sobre o tema.
  • Estimular a reflexão crítica dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação dos alunos na roda de conversa.
  • Compreensão dos alunos sobre o objetivo da aula.
  • Interesse dos alunos pela metodologia ativa.
  • Organização dos grupos para a atividade.
  • Qualidade do mapa conceitual.

Ações do professor

  • Iniciar a aula com uma roda de conversa.
  • Apresentar o objetivo da aula.
  • Explicar a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares.
  • Fornecer cartolinas e canetas coloridas.
  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.

Ações do aluno

  • Participar da roda de conversa.
  • Prestar atenção na explicação da metodologia ativa.
  • Criar o mapa conceitual em grupo.
  • Apresentar ideias coerentes e profundas.
  • Discutir as ideias apresentadas pelos demais grupos.