Aula sobre Racismo E Desigualdade No Brasil

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O racismo e a desigualdade são temas recorrentes na história do Brasil e ainda são presentes na sociedade atual. É importante que os alunos compreendam a gravidade desses problemas e como eles afetam a vida das pessoas. Através da metodologia ativa Design Thinking, os alunos serão incentivados a desenvolver empatia e a pensar em soluções para combater o racismo e a desigualdade.

  1. Etapa 1 - Sensibilização

    Apresente o tema e explique a importância de discutir o racismo e a desigualdade no Brasil. Serão utilizados exemplos práticos para ilustrar a gravidade desses problemas.

  2. Etapa 2 - Mapa de Empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia, contendo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos desenvolvam empatia e compreendam como o racismo e a desigualdade afetam a vida das pessoas.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos irão realizar pesquisas sobre o racismo e a desigualdade no Brasil, buscando entender as causas e consequências desses problemas.

  4. Etapa 4 - Análise

    Os alunos irão analisar as informações coletadas na pesquisa e identificar os principais problemas relacionados ao racismo e à desigualdade no Brasil.

  5. Etapa 5 - Ideação

    Os alunos irão pensar em soluções para combater o racismo e a desigualdade no Brasil. Serão incentivados a pensar em soluções criativas e inovadoras.

  6. Etapa 6 - Prototipagem

    Os alunos irão criar protótipos das soluções pensadas na etapa anterior. Serão utilizados materiais disponíveis, como papel, lápis de cor, canetas, etc.

  7. Etapa 7 - Apresentação

    Os alunos irão apresentar suas soluções para a turma. Serão incentivados a explicar como suas soluções podem ajudar a combater o racismo e a desigualdade no Brasil.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver empatia e compreensão sobre o racismo e a desigualdade no Brasil.
  • Estimular o pensamento crítico e a criatividade dos alunos.
  • Incentivar a busca por soluções para combater o racismo e a desigualdade no Brasil.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Qualidade do mapa de empatia criado pelos alunos.
  • Criatividade e inovação das soluções propostas pelos alunos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância de discutir o racismo e a desigualdade no Brasil.
  • Orientar os alunos na realização das atividades propostas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia, contendo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".
  • Realizar pesquisas sobre o racismo e a desigualdade no Brasil.
  • Pensar em soluções criativas e inovadoras para combater o racismo e a desigualdade no Brasil.