Aula sobre Racismo E Desigualdade No Brasil

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


O racismo e a desigualdade são temas recorrentes na história do Brasil e ainda são presentes na sociedade atual. É importante que os alunos compreendam a origem desses problemas e como eles afetam a vida das pessoas. Este momento será desenvolvido utilizando a metodologia ativa Ensino Híbrido, na qual os alunos criarão um template de registro de aprendizagem para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Inicie a aula perguntando aos alunos o que eles sabem sobre racismo e desigualdade no Brasil. O objetivo é identificar o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Apresentação

    Apresente um breve histórico sobre a origem do racismo e da desigualdade no Brasil, destacando os principais acontecimentos e personagens envolvidos.

  3. Etapa 3 - Subtópicos

    Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá um subtópico para pesquisar e apresentar para a turma. Os subtópicos são: a) Escravidão no Brasil; b) Movimento negro no Brasil; c) Racismo estrutural; d) Desigualdade social no Brasil.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Os grupos terão um tempo para pesquisar sobre o subtópico e preparar uma apresentação para a turma. Disponibilize materiais impressos, como livros e revistas, para auxiliar na pesquisa.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo apresentará seu subtópico para a turma, utilizando recursos diversos, como cartazes e desenhos. O objetivo é que os alunos compreendam a relação entre os subtópicos e como eles contribuem para a perpetuação do racismo e da desigualdade no Brasil.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Ao final da aula, os alunos farão uma reflexão sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas. O objetivo é que os alunos compreendam a importância de combater o racismo e a desigualdade na sociedade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e discutir as diversidades identitárias e seus significados históricos no início do século XXI, combatendo qualquer forma de preconceito e violência.
  • Estimular a pesquisa e a apresentação de conteúdos de forma criativa.
  • Desenvolver a capacidade de reflexão crítica sobre a realidade social brasileira.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e na apresentação do subtópico.
  • Criatividade na apresentação do conteúdo.
  • Reflexão crítica sobre o tema e sua aplicação na vida cotidiana.

Ações do professor

  • Apresentar um histórico sobre o tema para contextualizar a aula.
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los na pesquisa e na apresentação do subtópico.
  • Estimular a reflexão crítica dos alunos sobre o tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa e da apresentação do subtópico.
  • Utilizar a criatividade para apresentar o conteúdo.
  • Refletir criticamente sobre o tema e sua aplicação na vida cotidiana.