Aula sobre Racismo E Desigualdade No Brasil
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Inicie explicando o tema e seus objetivos. Em seguida, faça uma breve revisão sobre o conceito de racismo e desigualdade social.Etapa 2 - Rotação por Estações
Estação 1 - VídeoOs alunos assistem a um vídeo sobre racismo e desigualdade no Brasil. O vídeo deve ser curto e objetivo, com exemplos práticos que possam ser facilmente compreendidos pelos alunos.
Estação 2 - Texto
Os alunos leem um texto sobre racismo e desigualdade no Brasil. O texto deve ser claro e objetivo, com exemplos práticos que possam ser facilmente compreendidos pelos alunos.
Estação 3 - Debate
Os alunos participam de um debate sobre racismo e desigualdade no Brasil. Divida a turma em grupos e cada grupo deve defender um ponto de vista sobre o tema.
Estação 4 - Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos criam um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 3 - Conclusão
Faça uma síntese e reforce a importância de combater o racismo e a desigualdade social.Etapa 4 - Avaliação
Os alunos entregam o template de Dinâmica dos 3 Qs preenchido, faça uma avaliação individual.
Intencionalidades pedagógicas
- Compreender o conceito de racismo e desigualdade social.
- Identificar as principais formas de discriminação racial no Brasil.
- Compreender como o racismo afeta a vida das pessoas.
- Compreender diferentes pontos de vista sobre o tema.
- Reforçar a importância de combater o racismo e a desigualdade social.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na discussão.
- Compreensão do conceito de racismo e desigualdade social.
- Participação ativa no debate.
- Compreensão da importância de combater o racismo e a desigualdade social.
- Habilidade de avaliação crítica.
Ações do professor
- Explicar o tema e seus objetivos.
- Fazer uma breve revisão sobre o conceito de racismo e desigualdade social.
- Explicar a dinâmica dos 3 Qs.
- Fazer uma síntese da aula.
- Reforçar a importância de combater o racismo e a desigualdade social.
Ações do aluno
- Participar ativamente da discussão.
- Defender seu ponto de vista com argumentos sólidos.
- Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Preencher o template com suas avaliações.
- Refletir sobre o aprendizado durante a aula.