Aula sobre Racismo No Brasil
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
O racismo é uma questão histórica que ainda está presente na sociedade brasileira. É importante que os alunos compreendam a dimensão do problema e como ele afeta a vida das pessoas. Para isso, o professor pode utilizar exemplos de situações cotidianas em que a discriminação racial ocorre, como a falta de oportunidades de trabalho, a violência policial contra negros e a exclusão social de comunidades quilombolas. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, em que os alunos serão incentivados a criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Inicie a aula com uma breve apresentação sobre o racismo no Brasil, contextualizando o tema e explicando a importância de discutir o assunto. Em seguida, os alunos são convidados a compartilhar suas experiências e opiniões sobre o tema.Etapa 2 - Divisão em grupos
Os alunos são divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e são apresentados a um problema relacionado ao racismo no Brasil. O problema pode ser uma situação hipotética ou real, como a exclusão de negros em determinado ambiente.Etapa 3 - Pesquisa e discussão em grupo
Os grupos têm um tempo para pesquisar sobre o problema apresentado e discutir possíveis soluções. Disponibilize materiais de apoio, como textos, vídeos e imagens.Etapa 4 - Apresentação das soluções
Cada grupo apresenta suas soluções para o problema e os demais alunos podem fazer perguntas e comentários.Etapa 5 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos são incentivados a criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos. Explique como funciona a dinâmica e oriente os alunos na construção do template.Etapa 6 - Aplicação do template
Os alunos aplicam o template criado na atividade realizada e discutem os resultados em grupo.Etapa 7 - Reflexão final
Conduza uma reflexão final sobre a aula, incentivando os alunos a pensarem sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento na vida cotidiana.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e discutir as diversidades identitárias e seus significados históricos no início do século XXI, combatendo qualquer forma de preconceito e violência.
- Estimular o trabalho em grupo e a pesquisa sobre temas relevantes para a sociedade.
- Promover a reflexão crítica sobre a realidade social e a importância da luta contra o racismo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na discussão em grupo.
- Qualidade das soluções apresentadas para o problema.
- Criação de um template de Dinâmica dos 3 Qs adequado para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Orientar os alunos na pesquisa e discussão em grupo.
- Estimular a criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
Ações do aluno
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Realizar a pesquisa e apresentar soluções para o problema proposto.
- Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos.