Aula sobre Racismo No Brasil

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


O racismo é uma questão histórica que ainda está presente na sociedade brasileira. É importante que os alunos compreendam a dimensão do problema e como ele afeta a vida das pessoas. Para isso, o professor pode utilizar exemplos de situações cotidianas em que a discriminação racial ocorre, como a falta de oportunidades de trabalho, a violência policial contra negros e a exclusão social de comunidades quilombolas. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, em que os alunos serão incentivados a criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula com uma breve apresentação sobre o racismo no Brasil, contextualizando o tema e explicando a importância de discutir o assunto. Em seguida, os alunos são convidados a compartilhar suas experiências e opiniões sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Os alunos são divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e são apresentados a um problema relacionado ao racismo no Brasil. O problema pode ser uma situação hipotética ou real, como a exclusão de negros em determinado ambiente.

  3. Etapa 3 - Pesquisa e discussão em grupo

    Os grupos têm um tempo para pesquisar sobre o problema apresentado e discutir possíveis soluções. Disponibilize materiais de apoio, como textos, vídeos e imagens.

  4. Etapa 4 - Apresentação das soluções

    Cada grupo apresenta suas soluções para o problema e os demais alunos podem fazer perguntas e comentários.

  5. Etapa 5 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos são incentivados a criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos. Explique como funciona a dinâmica e oriente os alunos na construção do template.

  6. Etapa 6 - Aplicação do template

    Os alunos aplicam o template criado na atividade realizada e discutem os resultados em grupo.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Conduza uma reflexão final sobre a aula, incentivando os alunos a pensarem sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento na vida cotidiana.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e discutir as diversidades identitárias e seus significados históricos no início do século XXI, combatendo qualquer forma de preconceito e violência.
  • Estimular o trabalho em grupo e a pesquisa sobre temas relevantes para a sociedade.
  • Promover a reflexão crítica sobre a realidade social e a importância da luta contra o racismo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Qualidade das soluções apresentadas para o problema.
  • Criação de um template de Dinâmica dos 3 Qs adequado para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na pesquisa e discussão em grupo.
  • Estimular a criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Realizar a pesquisa e apresentar soluções para o problema proposto.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos.