Aula sobre Racismo No Brasil

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


O racismo é um tema presente na história do Brasil desde a época da colonização. Ainda hoje, a discriminação racial é uma realidade que afeta a vida de muitas pessoas. É importante que os alunos compreendam a gravidade desse problema e sejam capazes de identificar e combater qualquer forma de preconceito e violência.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Racismo no Brasil", explicando a importância de discutir esse assunto em sala de aula e apresentando exemplos de situações de racismo que ocorrem no país.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Dividir os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo irá escolher um tema relacionado ao racismo no Brasil para desenvolver o projeto.

  3. Etapa 3 - Definição do problema

    Cada grupo deverá definir um problema relacionado ao tema escolhido. Auxilie os alunos nessa etapa.

  4. Etapa 4 - Geração de alternativas

    Os grupos deverão pensar em alternativas para solucionar o problema definido. Oriente os alunos nessa etapa.

  5. Etapa 5 - Solução

    Cada grupo deverá escolher a melhor alternativa para solucionar o problema definido e apresentar ao restante da turma.

  6. Etapa 6 - Criação do diário de bordo

    Cada grupo irá criar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. O diário deverá ser feito em papel e caneta.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos projetos

    Cada grupo irá apresentar seu projeto para a turma. Avalie a apresentação e o diário de bordo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de trabalho em grupo.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de solucionar problemas.
  • Promover a reflexão sobre a importância de combater o racismo.

Critérios de avaliação

  • Participação e colaboração em grupo.
  • Qualidade do diário de bordo.
  • Qualidade da apresentação do projeto.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e orientar os alunos na escolha do tema do projeto.
  • Auxiliar os alunos na definição do problema e na geração de alternativas.
  • Avaliar a apresentação dos projetos e o diário de bordo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da escolha do tema e da definição do problema.
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Criar um diário de bordo de qualidade e apresentar o projeto de forma clara e objetiva.