Aula sobre Racismo No Brasil
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
O racismo é um tema presente na história do Brasil desde a época da colonização. Ainda hoje, a discriminação racial é uma realidade que afeta a vida de muitas pessoas. É importante que os alunos compreendam a gravidade desse problema e saibam identificar e combater qualquer forma de preconceito e violência.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema "Racismo no Brasil" e explique a importância de discutir esse assunto. Em seguida, divida os alunos em duplas ou trios para a realização da atividade de criação de um mapa conceitual.Etapa 2 - Definição da ideia central
Cada grupo deverá definir a ideia central do mapa conceitual, que será o tema principal a ser desenvolvido.Etapa 3 - Definição das sub-ideias
Cada grupo deverá definir 8 sub-ideias relacionadas ao tema principal.Etapa 4 - Desenvolvimento do mapa conceitual
Cada grupo deverá desenvolver o mapa conceitual, organizando as sub-ideias em dois níveis de profundidade.Etapa 5 - Apresentação dos mapas conceituais
Cada grupo deverá apresentar seu mapa conceitual para a turma.Etapa 6 - Discussão em grupo
Após as apresentações, a turma deverá discutir o tema e os mapas conceituais apresentados.Etapa 7 - Conclusão
Realize a conclusão da aula reforçando a importância de combater o racismo e qualquer forma de preconceito e violência.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de identificar e discutir as diversidades identitárias e seus significados históricos no início do século XXI.
- Estimular a reflexão crítica sobre o tema.
- Desenvolver a habilidade de colaboração, apresentação oral e discussão em grupo.
- Desenvolver a habilidade de organizar informações em um mapa conceitual.
- Reforçar a importância de combater o racismo e qualquer forma de preconceito e violência.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na discussão em grupo.
- Cooperação e colaboração com os colegas.
- Qualidade do mapa conceitual produzido.
- Cooperação e colaboração com os colegas.
- Qualidade da apresentação oral e da reflexão crítica.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a atividade.
- Orientar os alunos na elaboração do mapa conceitual.
- Estimular a participação e a reflexão crítica dos alunos.
- Concluir a aula, reforçando a importância de combater o racismo e qualquer forma de preconceito e violência.
Ações do aluno
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.
- Elaborar o mapa conceitual.
- Apresentar o mapa conceitual para a turma.