Aula sobre Racismo No Brasil

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


O racismo é um tema presente na história do Brasil desde a época da colonização. Ainda hoje, a discriminação racial é uma realidade que afeta a vida de muitas pessoas. É importante que os alunos compreendam a gravidade desse problema e saibam identificar e combater qualquer forma de preconceito e violência.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema "Racismo no Brasil" e explique a importância de discutir esse assunto. Em seguida, divida os alunos em duplas ou trios para a realização da atividade de criação de um mapa conceitual.

  2. Etapa 2 - Definição da ideia central

    Cada grupo deverá definir a ideia central do mapa conceitual, que será o tema principal a ser desenvolvido.

  3. Etapa 3 - Definição das sub-ideias

    Cada grupo deverá definir 8 sub-ideias relacionadas ao tema principal.

  4. Etapa 4 - Desenvolvimento do mapa conceitual

    Cada grupo deverá desenvolver o mapa conceitual, organizando as sub-ideias em dois níveis de profundidade.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo deverá apresentar seu mapa conceitual para a turma.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, a turma deverá discutir o tema e os mapas conceituais apresentados.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Realize a conclusão da aula reforçando a importância de combater o racismo e qualquer forma de preconceito e violência.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar e discutir as diversidades identitárias e seus significados históricos no início do século XXI.
  • Estimular a reflexão crítica sobre o tema.
  • Desenvolver a habilidade de colaboração, apresentação oral e discussão em grupo.
  • Desenvolver a habilidade de organizar informações em um mapa conceitual.
  • Reforçar a importância de combater o racismo e qualquer forma de preconceito e violência.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Cooperação e colaboração com os colegas.
  • Qualidade do mapa conceitual produzido.
  • Cooperação e colaboração com os colegas.
  • Qualidade da apresentação oral e da reflexão crítica.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a atividade.
  • Orientar os alunos na elaboração do mapa conceitual.
  • Estimular a participação e a reflexão crítica dos alunos.
  • Concluir a aula, reforçando a importância de combater o racismo e qualquer forma de preconceito e violência.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.
  • Elaborar o mapa conceitual.
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma.