Aula sobre Racismo No Brasil

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


O racismo é um tema presente na história do Brasil desde a época da colonização, quando os povos africanos foram trazidos à força para trabalhar como escravos. Esse processo histórico gerou uma série de desigualdades sociais e econômicas que ainda são sentidas atualmente. O objetivo desta aula é discutir o racismo no Brasil, suas consequências e formas de combatê-lo.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o tema e seus objetivos. Em seguida, faça uma breve contextualização histórica sobre o racismo no Brasil.

  2. Etapa 2 - Estudo de Caso

    Apresente um estudo de caso sobre uma situação de racismo no Brasil. Pode ser um caso real ou fictício. Os alunos devem analisar o caso e identificar as formas de racismo presentes nele.

  3. Etapa 3 - Discussão em Grupo

    Os alunos devem se dividir em grupos para discutir o caso apresentado. Cada grupo deve identificar as formas de racismo presentes no caso e discutir possíveis soluções para o problema.

  4. Etapa 4 - Criação do Infográfico

    Cada grupo deve criar um template de infográfico contendo lacunas a serem preenchidas com informações sobre o racismo no Brasil. O infográfico deve conter informações sobre as formas de racismo, suas consequências e formas de combatê-lo.

  5. Etapa 5 - Preenchimento do Infográfico

    Cada grupo deve preencher o infográfico com as informações discutidas na etapa anterior.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos Infográficos

    Cada grupo deve apresentar seu infográfico para a turma, explicando as informações contidas nele e as soluções propostas para combater o racismo.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão da aula, reforçando a importância de combater o racismo e valorizar a diversidade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e discutir as diversidades identitárias e seus significados históricos no início do século XXI, combatendo qualquer forma de preconceito e violência.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a capacidade de análise crítica e proposição de soluções.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Qualidade do infográfico criado.
  • Clareza e objetividade na apresentação do infográfico.

Ações do professor

  • Apresentar um estudo de caso sobre racismo no Brasil.
  • Orientar os alunos na criação do infográfico.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Analisar o estudo de caso apresentado pelo professor.
  • Discutir em grupo as formas de racismo presentes no caso e possíveis soluções.
  • Criar um infográfico contendo informações sobre o racismo no Brasil e suas consequências.