Aula sobre Racismo No Brasil

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O racismo é um tema presente na história do Brasil desde a época da colonização. Ainda hoje, a discriminação racial é uma realidade que afeta a vida de muitas pessoas. É importante que os alunos compreendam a gravidade desse problema e sejam capazes de identificar e combater qualquer forma de preconceito e violência.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o tema "Racismo no Brasil" e seus subtópicos, como a escravidão, a luta pelos direitos civis, a representatividade negra na mídia, entre outros. O objetivo é que os alunos compreendam a importância do tema e se sintam motivados a participar da atividade.

  2. Etapa 2 - Introdução à gamificação

    Explique aos alunos o que é gamificação e como ela pode ser utilizada para tornar a aprendizagem mais envolvente e divertida. É importante que os alunos compreendam que a gamificação não é apenas um jogo, mas sim uma estratégia pedagógica que utiliza elementos de jogos para engajar os alunos na aprendizagem.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de registro

    Os alunos devem ser divididos em grupos e cada grupo deve criar um mapa de registro contendo os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?. O objetivo é que os alunos desenvolvam habilidades de planejamento, organização e criatividade.

  4. Etapa 4 - Desenvolvimento do jogo

    Com base no mapa de registro, os alunos devem desenvolver o jogo utilizando apenas recursos analógicos, como papel, lápis, canetas coloridas, entre outros. O objetivo é que os alunos desenvolvam habilidades de trabalho em equipe, comunicação e resolução de problemas.

  5. Etapa 5 - Teste do jogo

    Cada grupo deve apresentar o jogo para a turma e os demais grupos devem testá-lo. O objetivo é que os alunos desenvolvam habilidades de apresentação, argumentação e análise crítica.

  6. Etapa 6 - Discussão sobre o tema

    Após o teste dos jogos, o professor deve promover uma discussão sobre o tema "Racismo no Brasil" e os jogos desenvolvidos pelos alunos. O objetivo é que os alunos compreendam a importância do tema e sejam capazes de identificar e discutir as diversidades identitárias e seus significados históricos no início do século XXI.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos em todas as etapas da atividade, considerando as intencionalidades pedagógicas e os critérios de avaliação definidos previamente.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de planejamento, organização e criatividade.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe, comunicação e resolução de problemas.
  • Identificar e discutir as diversidades identitárias e seus significados históricos no início do século XXI, combatendo qualquer forma de preconceito e violência.

Critérios de avaliação

  • Participação nas atividades individuais e em grupo.
  • Qualidade do mapa de registro e do jogo desenvolvido.
  • Habilidade de apresentação, argumentação e análise crítica.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e seus subtópicos.
  • Explicar o conceito de gamificação.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de registro e no desenvolvimento do jogo.
  • Promover a discussão sobre o tema.
  • Avaliar a participação dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente de todas as etapas da atividade.
  • Desenvolver habilidades de planejamento, organização e criatividade.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe, comunicação e resolução de problemas.
  • Identificar e discutir as diversidades identitárias e seus significados históricos no início do século XXI, combatendo qualquer forma de preconceito e violência.
  • Apresentar o jogo desenvolvido para a turma e testar os jogos dos demais grupos.