Aula sobre Radiacoes E Suas Aplicacoes Na Saude

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


Antes de iniciar a atividade, contextualize o assunto explicando que as radiações são formas de energia que se propagam no espaço e que possuem diferentes tipos e aplicações. Além disso, é importante destacar que as radiações têm sido utilizadas na medicina para diagnóstico e tratamento de doenças, mas que também podem ser perigosas se utilizadas de forma inadequada.

  1. Etapa 1 - Geração de Alternativas

    Os alunos devem trabalhar em grupos para pesquisar e discutir sobre as diferentes aplicações das radiações na medicina, como raio X, ultrassom, ressonância nuclear magnética, radioterapia, cirurgia ótica a laser, infravermelho, ultravioleta, entre outras.


  2. Etapa 2 - Solução

    Os grupos devem apresentar suas conclusões e soluções para o problema proposto, criando um diário de bordo com os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Os diários podem ser feitos de forma analógica, utilizando cadernos ou folhas de papel.


  3. Etapa 3 - Discussão em sala de aula

    Promova uma discussão em sala de aula a partir das soluções apresentadas pelos grupos, incentivando a troca de ideias e o debate sobre as diferentes aplicações das radiações na medicina.


  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de como as radiações são utilizadas na medicina, como imagens de raio X, vídeos de ressonância nuclear magnética e explicações sobre o funcionamento da radioterapia.


  5. Etapa 5 - Avaliação

    Utilize a autoavaliação para que os alunos avaliem o seu próprio desempenho. Utilize-a como parte da avaliação final, junto com a sua própria avaliação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreender a utilização das radiações na medicina e suas aplicações na saúde;
  • Refletir sobre o risco que as radiações podem causar a saúde se usada de forma inadequada;
  • Desenvolver a capacidade de pesquisa, identificando as principais fontes de informação sobre o tema;
  • Desenvolver a capacidade de trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas discussões e debates
  • Qualidade das soluções apresentadas pelos grupos no diário de bordo
  • Compreensão dos diferentes tipos de radiações e suas aplicações na medicina
  • Capacidade de relacionar o avanço tecnológico com a aplicação das radiações na medicina
  • Habilidade em trabalhar em grupo e colaborar com os colegas

Ações do professor

  • Promover a discussão em sala de aula
  • Apresentar exemplos práticos das aplicações das radiações na medicina
  • Orientar os alunos na elaboração do diário de bordo
  • Avaliar o desempenho dos alunos
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para pesquisar e discutir sobre as aplicações das radiações na medicina
  • Criar um diário de bordo com os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução
  • Participar ativamente das discussões e debates em sala de aula
  • Colaborar com os colegas de grupo
  • Demonstrar habilidade em relacionar o avanço tecnológico com a aplicação das radiações na medicina.