Aula sobre Radiacoes E Suas Aplicacoes Na Saude

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


O objetivo desta aula é discutir as aplicações das radiações na medicina diagnóstica e no tratamento de doenças, considerando o avanço tecnológico e seus impactos na saúde. Utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.

Comece a aula perguntando aos alunos o que eles sabem sobre radiações e suas aplicações na saúde. Em seguida, apresente exemplos práticos de como as radiações são utilizadas na medicina, como raio X, ultrassom, ressonância nuclear magnética, radioterapia, cirurgia ótica a laser, infravermelho, ultravioleta, entre outros.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresentação do tema e divisão da turma em grupos de 4 alunos.

  2. Etapa 2 - Escolha da ideia central

    Cada grupo escolhe uma ideia central a partir do tema e cria um mapa conceitual com 8 sub-ideias.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos mapas

    Os grupos apresentam seus mapas conceituais para a turma.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Cada grupo escolhe uma sub-ideia do mapa conceitual e pesquisa sobre o assunto.

  5. Etapa 5 - Apresentação das pesquisas

    Os grupos apresentam suas pesquisas para a turma.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Discussão em grupo sobre o papel do avanço tecnológico na aplicação das radiações na medicina diagnóstica e no tratamento de doenças.

  7. Etapa 7 - Conclusão e avaliação

    Conclusão da aula e avaliação individual.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular a participação e interação dos alunos na aula.
  • Desenvolver a habilidade de síntese e organização do pensamento.
  • Desenvolver a habilidade de comunicação oral, pesquisa e aprofundamento do conhecimento.
  • Avaliar o conhecimento adquirido pelos alunos e encerrar a aula de forma reflexiva.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Clareza e objetividade na apresentação.
  • Qualidade e relevância da pesquisa.
  • Compreensão do tema.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e dividir a turma em grupos.
  • Orientar os grupos na criação dos mapas conceituais e na pesquisa.
  • Mediar as apresentações.
  • Encerrar a aula com uma reflexão sobre o tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Criar o mapa conceitual em grupo.
  • Apresentar o mapa conceitual e a pesquisa para a turma.
  • Avaliar o próprio aprendizado.