Aula sobre Radiacoes E Suas Aplicacoes Na Saude

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Inicie a aula apresentando aos alunos o conceito de radiação e as diferentes formas que ela pode se apresentar. Faça uma breve explanação sobre as aplicações das radiações na área da saúde, destacando o papel do avanço tecnológico na medicina diagnóstica e no tratamento de doenças. Em seguida, divida a turma em grupos e entregue a cada grupo um template de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Os alunos deverão preencher a primeira parte do template, registrando suas expectativas em relação ao tema e o que já sabem sobre radiações e suas aplicações na saúde.

  2. Etapa 2 - Pesquisa em grupo

    Os grupos deverão realizar uma pesquisa sobre um dos seguintes subtemas: raio X, ultrassom, ressonância nuclear magnética, radioterapia, cirurgia óptica a laser, infravermelho e ultravioleta, buscando informações sobre como funciona, para que serve, benefícios e riscos. Disponibilize materiais impressos, como livros e revistas, para auxiliar na pesquisa.

  3. Etapa 3 - Apresentação

    Cada grupo deverá apresentar para a turma as informações pesquisadas, utilizando recursos analógicos, como cartazes, desenhos e maquetes.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Após a apresentação, os alunos deverão discutir em grupo sobre as informações apresentadas, destacando as principais aplicações e benefícios das radiações na área da saúde.

  5. Etapa 5 - Check-out

    Os alunos deverão preencher a segunda parte do template, registrando o que aprenderam sobre o tema e como isso pode ser aplicado em suas vidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa em grupo;
  • Estimular a criatividade na elaboração de recursos analógicos para a apresentação;
  • Promover a discussão e reflexão crítica sobre as aplicações das radiações na área da saúde.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa em grupo;
  • Qualidade dos recursos analógicos elaborados para a apresentação;
  • Contribuição na discussão em grupo;
  • Preenchimento completo e reflexivo do template de registro de aprendizagem.

Ações do professor

  • Orientar os grupos na pesquisa;
  • Auxiliar na elaboração dos recursos analógicos para a apresentação;
  • Mediar a discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa em grupo;
  • Elaborar os recursos analógicos para a apresentação;
  • Discutir em grupo;
  • Preencher o template de registro de aprendizagem.