Aula sobre Radiacoes E Suas Aplicacoes Na Saude

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


As radiações são utilizadas em diversas áreas da saúde, como na medicina diagnóstica e no tratamento de doenças. É importante que os alunos compreendam o papel do avanço tecnológico na aplicação das radiações na área da saúde e seus benefícios para a sociedade.

A metodologia utilizada será a Gamificação, na qual é utilizada a dinâmica de jogos. Estruture uma dinâmica pensando em gerar o maior engajamento possível. Para isso é necessário criar objetivos, identificar os desafios, separar em níveis de dificuldades, pensar em um sistema de recompensas e feedbacks visando a motivação. A avaliação poderá ser feita através de um mapa de registro ou um formulário Google Gamificado.


  1. Etapa 1 -

    Apresentação do tema e dos objetivos da aula.

  2. Etapa 2 -

    Divisão dos alunos em grupos e explicação das regras para a elaboração do jogo de tabuleiro.

  3. Etapa 3 -

    Definição dos subtópicos que serão abordados no jogo, como raio X, ultrassom, ressonância nuclear magnética, radioterapia, cirurgia ótica a laser, infravermelho, ultravioleta etc.

  4. Etapa 4 -

    Pesquisa em grupo sobre os subtópicos e elaboração dos cards de perguntas e ações.

  5. Etapa 5 -

    Elaboração do tabuleiro com 51 casas, que representarão as diferentes etapas do processo de aplicação das radiações na área da saúde.

  6. Etapa 6 -

    Jogatina em grupo, com cada equipe jogando o jogo elaborado pelos outros grupos e respondendo as perguntas e ações dos cards.

  7. Etapa 7 -

    Discussão final sobre o papel do avanço tecnológico na aplicação das radiações na medicina diagnóstica e no tratamento de doenças.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de discutir o papel do avanço tecnológico na aplicação das radiações na medicina diagnóstica e no tratamento de doenças.
  • Estimular a criatividade e a cooperação entre os alunos na elaboração do jogo de tabuleiro.
  • Despertar o interesse dos alunos pelo tema, tornando a aula mais envolvente e didática.

Critérios de avaliação

  • Participação e envolvimento dos alunos na elaboração do jogo de tabuleiro.
  • Coerência e clareza das informações contidas nos cards de perguntas e ações.
  • Habilidade dos alunos em discutir o papel do avanço tecnológico na aplicação das radiações na medicina diagnóstica e no tratamento de doenças.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na elaboração dos cards de perguntas e ações.
  • Acompanhar a elaboração do jogo de tabuleiro e esclarecer dúvidas.
  • Estimular a participação e a cooperação entre os grupos.
  • Conduzir a discussão final sobre o tema.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre os subtópicos definidos.
  • Elaborar os cards de perguntas e ações.
  • Criar o tabuleiro com 51 casas.
  • Jogar e participar ativamente das discussões durante a jogatina.
  • Avaliar o desempenho dos outros grupos e fornecer feedbacks construtivos.