Aula sobre Radiacoes E Suas Aplicacoes Na Saude

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


As radiações têm sido usadas na medicina há mais de um século, e desde então, o seu uso tem crescido exponencialmente. As radiações têm várias aplicações na medicina, como diagnóstico e tratamento de doenças. O objetivo desta aula é discutir o papel do avanço tecnológico na aplicação das radiações na medicina diagnóstica (raio X, ultrassom, ressonância nuclear magnética) e no tratamento de doenças (radioterapia, cirurgia ótica a laser, infravermelho, ultravioleta etc.).

Exemplos práticos:

- Raio X para avaliar fraturas e lesões ósseas;

- Ultrassom para avaliar gestação e órgãos internos;

- Ressonância Magnética para avaliar lesões cerebrais e doenças neurológicas;

- Radioterapia para tratar o câncer;

- Cirurgia ótica a laser para corrigir problemas de visão.

A metodologia utilizada será a Rotação por estação, na qual os estudantes serão divididos em grupos, e rotacionarão por todas as estações, até completar o circuito. As estações precisam ter atividades distintas e o tempo indicado para cada grupo são de 15 minutos. A avaliação será realizada por meio do template de Dinâmica dos 3 Qs, que os estudantes preencherão ao final da aula.

Plano de aula:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e o objetivo da aula. Os alunos farão uma roda de conversa para discutir o que já sabem sobre radiações e suas aplicações na saúde.

  2. Etapa 2 - Estação 1

    Apresente um vídeo explicativo sobre radiações e suas aplicações na saúde. Os alunos farão anotações sobre as informações mais importantes.

  3. Etapa 3 - Estação 2

    Apresente imagens de exames de raio X, ultrassom e ressonância magnética. Os alunos farão uma análise comparativa entre os três exames.

  4. Etapa 4 - Estação 3

    Apresente um texto sobre radioterapia e cirurgia ótica a laser. Os alunos farão uma leitura e discutirão em grupo as informações mais importantes.

  5. Etapa 5 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade. Os alunos devem preencher o template com as informações mais importantes que aprenderam durante as estações.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie os alunos de acordo com os critérios estabelecidos previamente. Os alunos apresentarão suas respostas na Dinâmica dos 3 Qs e discutirão em grupo os pontos mais relevantes.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça um resumo da aula e discuta com os alunos a importância das radiações na medicina diagnóstica e no tratamento de doenças.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de discutir o papel do avanço tecnológico na aplicação das radiações na medicina;
  • Desenvolver a habilidade de análise comparativa entre diferentes exames de diagnóstico;
  • Desenvolver a habilidade de leitura e interpretação de textos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a aula;
  • Qualidade das anotações feitas pelos alunos durante as estações;
  • Qualidade das respostas na Dinâmica dos 3 Qs;
  • Capacidade de análise comparativa entre diferentes exames de diagnóstico;
  • Capacidade de leitura e interpretação de textos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e o objetivo da aula;
  • Organizar as estações e os materiais necessários;
  • Avaliar os alunos de acordo com os critérios estabelecidos;
  • Fazer um resumo da aula e discutir a importância das radiações na medicina.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula;
  • Fazer anotações durante as estações;
  • Criar respostas na Dinâmica dos 3 Qs;
  • Analisar comparativamente diferentes exames de diagnóstico;
  • Ler e interpretar textos.