Aula sobre Radiacoes Eletromagneticas

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


As radiações eletromagnéticas são ondas que se propagam no espaço e podem ser classificadas de acordo com sua frequência, comprimento de onda e energia. Elas estão presentes em diversos equipamentos que utilizamos em nosso dia a dia, como controle remoto, telefone celular, raio X, forno de micro-ondas, fotocélulas etc.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente o tema e seus subtópicos, explicando a classificação das radiações eletromagnéticas e suas aplicações.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão criar um template de design sprint com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Cada grupo deverá escolher um equipamento que utilize radiações eletromagnéticas e discutir as implicações do seu uso.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os grupos deverão criar um protótipo, pode ser uma descrição do produto com um modelo em massinha por exemplo, de como seria o equipamento sem uma das radiações eletromagnéticas (alfa, beta ou gama). Ronde os grupos e contribua principalmente nos momentos de dificuldade.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os grupos deverão apresentar seus protótipos e discutir as implicações de seu uso.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos, a qualidade do template de design sprint, a criatividade dos protótipos e a capacidade dos grupos em discutir as implicações do uso das radiações eletromagnéticas.

  7. Etapa 7 - Feedback

    Dê o feedback aos alunos sobre a atividade, ressaltando os pontos positivos e negativos e incentivando a continuidade do desenvolvimento da habilidade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de classificar as radiações eletromagnéticas por suas frequências, fontes e aplicações.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de prototipagem dos alunos.
  • Fomentar a discussão sobre as implicações do uso das radiações eletromagnéticas.

Critérios de avaliação

  • Participação dos alunos na atividade.
  • Qualidade do template de design sprint criado pelos grupos.
  • Criatividade dos protótipos desenvolvidos pelos grupos.
  • Capacidade dos grupos em discutir as implicações do uso das radiações eletromagnéticas.
  • Cooperação e colaboração dos alunos durante a atividade.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e seus subtópicos.
  • Orientar os alunos na criação do template de design sprint.
  • Auxiliar os grupos na discussão das implicações do uso das radiações eletromagnéticas.
  • Dar feedback aos alunos sobre a atividade.
  • Estimular a participação dos alunos e a cooperação entre os grupos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade.
  • Criar um template de design sprint com as 5 etapas.
  • Escolher um equipamento que utilize radiações eletromagnéticas e discutir as implicações do seu uso.
  • Criar um protótipo de como seria o equipamento sem as radiações eletromagnéticas.
  • Apresentar seus protótipos e discutir as implicações do uso das radiações eletromagnéticas.