Aula sobre Radiacoes Eletromagneticas
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
As radiações eletromagnéticas são ondas que se propagam no espaço e podem ser classificadas de acordo com sua frequência, comprimento de onda e energia. Elas estão presentes em diversos equipamentos que utilizamos em nosso dia a dia, como controle remoto, telefone celular, raio X, forno de micro-ondas, fotocélulas etc.
Etapa 1 - Entender
Apresente o tema e seus subtópicos, explicando a classificação das radiações eletromagnéticas e suas aplicações.Etapa 2 - Esboçar
Os alunos serão divididos em grupos e deverão criar um template de design sprint com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar.Etapa 3 - Decidir
Cada grupo deverá escolher um equipamento que utilize radiações eletromagnéticas e discutir as implicações do seu uso.Etapa 4 - Prototipar
Os grupos deverão criar um protótipo, pode ser uma descrição do produto com um modelo em massinha por exemplo, de como seria o equipamento sem uma das radiações eletromagnéticas (alfa, beta ou gama). Ronde os grupos e contribua principalmente nos momentos de dificuldade.Etapa 5 - Testar
Os grupos deverão apresentar seus protótipos e discutir as implicações de seu uso.Etapa 6 - Avaliação
Avalie a participação dos alunos, a qualidade do template de design sprint, a criatividade dos protótipos e a capacidade dos grupos em discutir as implicações do uso das radiações eletromagnéticas.Etapa 7 - Feedback
Dê o feedback aos alunos sobre a atividade, ressaltando os pontos positivos e negativos e incentivando a continuidade do desenvolvimento da habilidade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de classificar as radiações eletromagnéticas por suas frequências, fontes e aplicações.
- Estimular a criatividade e a capacidade de prototipagem dos alunos.
- Fomentar a discussão sobre as implicações do uso das radiações eletromagnéticas.
Critérios de avaliação
- Participação dos alunos na atividade.
- Qualidade do template de design sprint criado pelos grupos.
- Criatividade dos protótipos desenvolvidos pelos grupos.
- Capacidade dos grupos em discutir as implicações do uso das radiações eletromagnéticas.
- Cooperação e colaboração dos alunos durante a atividade.
Ações do professor
- Apresentar o tema e seus subtópicos.
- Orientar os alunos na criação do template de design sprint.
- Auxiliar os grupos na discussão das implicações do uso das radiações eletromagnéticas.
- Dar feedback aos alunos sobre a atividade.
- Estimular a participação dos alunos e a cooperação entre os grupos.
Ações do aluno
- Participar ativamente da atividade.
- Criar um template de design sprint com as 5 etapas.
- Escolher um equipamento que utilize radiações eletromagnéticas e discutir as implicações do seu uso.
- Criar um protótipo de como seria o equipamento sem as radiações eletromagnéticas.
- Apresentar seus protótipos e discutir as implicações do uso das radiações eletromagnéticas.