Aula sobre Radiacoes Eletromagneticas
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
A radiação eletromagnética é uma forma de energia que se propaga em ondas por meio do espaço. Ela está presente em diversas tecnologias que utilizamos no nosso dia a dia, como celulares, rádios, televisores, fornos de micro-ondas e até mesmo em raios X. Nesta aula, vamos estudar as diferentes frequências e aplicações das radiações eletromagnéticas, discutindo suas implicações em nossa vida cotidiana. Utilizando a metodologia ativa Estudo de Caso, os alunos irão trabalhar em grupos para identificar um problema relacionado às radiações eletromagnéticas, levantar dados, analisar o contexto, comparar informações e propor soluções. A atividade final será a criação de um infográfico para disseminar a informação na comunidade.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema e explique a importância do estudo das radiações eletromagnéticas. Os alunos serão convidados a compartilhar exemplos de tecnologias que utilizam esse tipo de radiação.Etapa 2 - Estudo de Caso
Os alunos serão divididos em grupos e irão escolher um tema relacionado às radiações eletromagnéticas. Eles deverão identificar um problema, levantar dados por meio de entrevistas e pesquisas, analisar o contexto, comparar informações e propor soluções. Oriente os grupos durante todo o processo.Etapa 3 - Apresentação dos estudos de caso
Cada grupo terá 5 minutos para apresentar seu estudo de caso para a turma. Os demais alunos poderão fazer perguntas e comentários.Etapa 4 - Criação do infográfico
Os alunos irão criar um infográfico para disseminar a informação na comunidade. Forneça um template com lacunas a serem preenchidas pelos alunos, contemplando as 8 lacunas: 1) Tema; 2) Frequências; 3) Fontes; 4) Aplicações; 5) Problema; 6) Dados; 7) Soluções; e 8) Conclusão. O professor deverá orientar os alunos durante todo o processo.Etapa 5 - Apresentação dos infográficos
Cada grupo terá 5 minutos para apresentar seu infográfico para a turma. Os demais alunos poderão fazer perguntas e comentários.Etapa 6 - Conclusão
Conclua a aula reforçando os principais aprendizados e incentivando os alunos a compartilharem as informações aprendidas com a comunidade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em classificar as radiações eletromagnéticas por suas frequências, fontes e aplicações.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos por meio da metodologia ativa Estudo de Caso.
- Incentivar a disseminação da informação por meio da criação de um infográfico.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante todo o processo.
- Qualidade do estudo de caso e das soluções propostas.
- Qualidade do infográfico e das informações apresentadas.
- Clareza e objetividade na apresentação do estudo de caso e do infográfico.
- Coerência entre as informações apresentadas e a realidade.
Ações do professor
- Orientar os alunos durante todo o processo.
- Fornecer exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
- Estimular a participação ativa dos alunos.
- Proporcionar um ambiente de aprendizagem colaborativo.
- Incentivar a disseminação da informação na comunidade.
Ações do aluno
- Participar ativamente do processo de aprendizagem.
- Trabalhar em grupo para identificar um problema, levantar dados, analisar o contexto, comparar informações e propor soluções.
- Criar um infográfico para disseminar a informação na comunidade.
- Apresentar o estudo de caso e o infográfico de forma clara e objetiva.
- Compartilhar as informações aprendidas com a comunidade.