Aula sobre Radiacoes Eletromagneticas

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O professor deve contextualizar o tema com exemplos práticos, como o uso de controle remoto, telefone celular, raio X, forno de micro-ondas, fotocélulas, entre outros.

  1. Etapa 1 - Aquecimento

    O professor deve iniciar a aula com uma atividade que desperte o interesse dos alunos pelo tema. Pode ser uma pergunta como “a radiação é amplamente usada por nós, mas muitas pessoas morrem por causa dela. É mais benéfica ou maléfica?” Apresentar uma notícia de alguém que acabou tendo problemas pelo excesso de exposição à radiação, pode ser um vídeo ou um jogo também.

  2. Etapa 2 - Contextualização

    O professor deve contextualizar o tema com exemplos práticos, como o uso de controle remoto, telefone celular, raio X, forno de micro-ondas, fotocélulas, entre outros.

  3. Etapa 3 - Exploração e separação dos grupos opositores

    Os alunos devem pesquisar sobre as diferentes radiações eletromagnéticas, suas fontes e aplicações. Forneça materiais para pesquisa, como livros e revistas. Um (ou mais) grupo defenderá a utilização da radiação médica e outro será contra, uma banca julgadora se formará como terceiro grupo.

  4. Etapa 4 - Construção do template de avaliação por rúbrica

    Os alunos devem construir o template de avaliação por rúbrica com base nos critérios definidos pelo professor.

  5. Etapa 5 - Debate

    Os alunos devem debater em seus grupo sobre as implicações do uso das radiações eletromagnéticas em diferentes dispositivos. Incentive a participação de todos e mediar o debate.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Os alunos devem apresentar suas pesquisas e debater sobre as implicações do uso das radiações eletromagnéticas em diferentes dispositivos.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie juntamente à banca os alunos com base nos critérios definidos pelo template de avaliação por rúbrica construído pelos próprios alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de classificar as radiações eletromagnéticas por suas frequências, fontes e aplicações;
  • Discutir e avaliar as implicações do uso das radiações eletromagnéticas em diferentes dispositivos;
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das diferentes radiações eletromagnéticas;
  • Compreensão dos efeitos das radiações em diferentes dispositivos;
  • Participação ativa na discussão e construção do conhecimento.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema com exemplos práticos;
  • Orientar os alunos na construção do template de avaliação por rúbrica;
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão e construção do conhecimento.

Ações do aluno

  • Identificar as diferentes radiações eletromagnéticas;
  • Participar ativamente da discussão e construção do conhecimento;
  • Construir o template de avaliação por rúbrica.