Aula sobre Radiacoes Eletromagneticas

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


As radiações eletromagnéticas são um tema muito presente em nosso cotidiano, mas muitas vezes passam despercebidas. Elas estão presentes em diversos aparelhos eletrônicos, como telefones celulares, fornos de micro-ondas, controle remoto, raio X, fotocélulas, entre outros. Nesta aula, vamos explorar as diferentes classificações das radiações eletromagnéticas, suas fontes e aplicações, discutindo e avaliando as implicações de seu uso. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa de Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em 3 grupos e cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em classificar as radiações eletromagnéticas por suas frequências, fontes e aplicações.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância das radiações eletromagnéticas em nosso cotidiano. Em seguida, explique a metodologia de Rotação por estações e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Classificação das radiações eletromagnéticas

    Os alunos serão divididos em grupos e irão para a primeira estação. Nessa estação, eles irão classificar as radiações eletromagnéticas por suas frequências, fontes e aplicações. Para isso, disponibilize cartões com informações sobre cada tipo de radiação e os alunos deverão organizá-los em uma tabela.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Uso das radiações eletromagnéticas

    Na segunda estação, os alunos irão discutir e avaliar as implicações do uso das radiações eletromagnéticas em diferentes aparelhos eletrônicos, como telefone celular, forno de micro-ondas, raio X, entre outros. Para isso, disponibilize casos práticos e os alunos deverão discutir em grupo e apresentar suas conclusões.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Experimento com radiação eletromagnética

    Na terceira estação, os alunos irão realizar um experimento prático para entender melhor as propriedades das radiações eletromagnéticas. Disponibilize materiais para a realização do experimento e os alunos deverão registrar suas observações.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Ao final das estações, os alunos irão se reunir em grupo para discutir os principais pontos abordados nas atividades e apresentar suas conclusões para a turma.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Retome os principais pontos abordados na aula e reforce a importância das radiações eletromagnéticas em nosso cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em classificar as radiações eletromagnéticas por suas frequências, fontes e aplicações.
  • Estimular a discussão e avaliação das implicações do uso das radiações eletromagnéticas em diferentes aparelhos eletrônicos.
  • Proporcionar aos alunos a realização de um experimento prático para entender melhor as propriedades das radiações eletromagnéticas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Habilidade em classificar as radiações eletromagnéticas por suas frequências, fontes e aplicações.
  • Capacidade de avaliar as implicações do uso das radiações eletromagnéticas em diferentes aparelhos eletrônicos.
  • Realização do experimento prático com observações precisas e organizadas.
  • Apresentação clara e objetiva das conclusões para a turma.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância das radiações eletromagnéticas em nosso cotidiano.
  • Explicar a metodologia de Rotação por estações e como ela será aplicada na aula.
  • Disponibilizar materiais e casos práticos para as atividades propostas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades e na discussão em grupo.
  • Retomar os principais pontos abordados na aula e reforçar a importância das radiações eletromagnéticas em nosso cotidiano.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Classificar as radiações eletromagnéticas por suas frequências, fontes e aplicações.
  • Avaliar as implicações do uso das radiações eletromagnéticas em diferentes aparelhos eletrônicos.
  • Realizar o experimento prático com observações precisas e organizadas.
  • Apresentar as conclusões de forma clara e objetiva para a turma.