Aula sobre Radiacoes Eletromagneticas

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


As radiações eletromagnéticas são ondas que se propagam no espaço e são geradas por diferentes fontes, como a luz, o calor, o som, as ondas de rádio e os raios X. Essas radiações estão presentes em nosso cotidiano, em dispositivos eletrônicos como telefones celulares, controles remotos, fornos de micro-ondas, entre outros. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as diferentes frequências das radiações eletromagnéticas, suas fontes e aplicações, discutindo e avaliando as implicações de seu uso em nosso dia a dia. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, onde os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Preparação

    Envie aos alunos um vídeo explicativo sobre o tema, além de uma lista de referências bibliográficas para que possam se aprofundar no assunto.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos deverão criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos deverão se dividir em grupos para discutir sobre as sub-ideias e suas relações com a ideia central do mapa conceitual.

  4. Etapa 4 - Exposição dos grupos

    Cada grupo deverá apresentar seu mapa conceitual e suas discussões para a turma.

  5. Etapa 5 - Atividade prática

    Apresente exemplos práticos sobre as radiações eletromagnéticas, como a utilização de fornos de micro-ondas, controles remotos, entre outros, para que os alunos possam avaliar as implicações de seu uso.

  6. Etapa 6 - Debate

    Promova um debate em sala de aula sobre os riscos e benefícios das radiações eletromagnéticas em nosso cotidiano.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Os alunos deverão realizar uma avaliação sobre o tema, utilizando o mapa conceitual criado como base para responder às questões.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em classificar as radiações eletromagnéticas por suas frequências, fontes e aplicações.
  • Promover a reflexão sobre as implicações do uso das radiações eletromagnéticas em nosso cotidiano.
  • Estimular a criatividade e a autonomia dos alunos na construção do mapa conceitual.

Critérios de avaliação

  • Correção e clareza do mapa conceitual.
  • Participação e envolvimento nas discussões em grupo.
  • Participação e qualidade na apresentação do mapa conceitual.
  • Participação e qualidade no debate em sala de aula.
  • Desempenho na avaliação escrita.

Ações do professor

  • Selecionar e enviar o vídeo explicativo sobre o tema.
  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Promover as discussões em grupo.
  • Estimular a participação dos alunos na apresentação e no debate em sala de aula.
  • Avaliar o desempenho dos alunos na atividade.

Ações do aluno

  • Criar o mapa conceitual de forma clara e correta.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Apresentar o mapa conceitual de forma clara e objetiva.
  • Participar ativamente do debate em sala de aula.
  • Realizar a avaliação escrita com dedicação e atenção.