Aula sobre Radiciacao

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Comece a aula explicando sobre o tema. A radiciação é um tema importante na Matemática, pois está presente em diversas situações do nosso cotidiano, como no cálculo de áreas e volumes, na resolução de equações e na representação de grandezas físicas. O objetivo da aula é que os alunos desenvolvam a habilidade de resolver e elaborar problemas usando a relação entre potenciação e radiciação, para representar uma raiz como potência de expoente fracionário.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema "Radiciação" e explique a importância da radiciação na Matemática e no cotidiano. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  2. Etapa 2 - Comunique os critérios

    Explique os critérios de avaliação. Os alunos deverão criar um modelo de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação, organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

  3. Etapa 3 - Explicação do projeto

    Os alunos deverão elaborar um projeto que envolva a relação entre potenciação e radiciação, para representar uma raiz como potência de expoente fracionário. O projeto deve ser criativo e apresentar exemplos práticos que possam ser aplicados no cotidiano utilizando os conceitos aprendidos na aula.

  4. Etapa 4 - Pesquisa e Construção.

    Os alunos deverão pesquisar exemplos de situações práticas que envolvam radiciação e assim construir o projeto explicado na etapa 3. Os grupos irão pesquisar sobre o tema da aula, buscando informações em livros, revistas, internet e outros materiais disponíveis. Oriente os alunos na busca por informações relevantes e confiáveis.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo apresentará seu projeto para a turma. Os alunos deverão avaliar os projetos dos outros grupos, utilizando o modelo de avaliação por pares.

  6. Etapa 6 - Discussão

    Conduza uma discussão sobre os projetos apresentados e os conceitos aprendidos na aula. Os alunos poderão tirar dúvidas e compartilhar suas experiências.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor fará uma conclusão da aula, reforçando os conceitos aprendidos e a importância de aplicá-los no cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo;
  • Estimular a criatividade e a autonomia dos alunos;
  • Promover a reflexão sobre a importância da avaliação na aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo e construção dos argumentos;
  • Apresentação e comunicação do grupo;
  • Aplicação prática do tema;
  • Coerência e consistência do projeto.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula;
  • Dividir os alunos em grupos;
  • Explicar a tarefa, dar exemplos e avaliar os alunos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo;
  • Participar da discussão sobre os critérios de avaliação.
  • Selecionar informações relevantes e organizar as informações pesquisadas.