Aula sobre Radiciacao

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A radiciação é um tema importante na Matemática, pois está presente em diversas situações do nosso cotidiano, como no cálculo de áreas e volumes de objetos, na resolução de equações e na representação de grandezas físicas. Nesta aula, comente com os alunos que eles irão aprender sobre a relação entre potenciação e radiciação, para representar uma raiz como potência de expoente fracionário.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente o tema da aula e explique a relação entre potenciação e radiciação. Em seguida, divida os alunos em grupos de 3 a 5 alunos para discutirem sobre a importância da radiciação na Matemática e em outras áreas do conhecimento.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos irão criar um t_emplate_ de design sprint com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Em seguida, irão discutir em grupo sobre como aplicar essas etapas na resolução de problemas envolvendo radiciação.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Peça para os alunos escolherem um problema envolvendo radiciação para resolver em grupo. Em seguida, cada grupo deverá discutir sobre as estratégias e os métodos que serão utilizados para resolver o problema.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos irão resolver o problema escolhido em grupo, utilizando as estratégias e os métodos discutidos na etapa anterior. Em seguida, irão discutir sobre as dificuldades encontradas e as possíveis soluções. É importante que o professor esteja atento às dificuldades dos alunos durante a resolução do problema, para poder orientá-los e auxiliá-los na compreensão do tema.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os alunos irão apresentar a solução do problema para a turma, explicando as estratégias e os métodos utilizados. Em seguida, irão discutir sobre as diferentes soluções apresentadas pelos grupos. Além disso, é fundamental que o professor estimule a participação de todos os alunos nas discussões em grupo, para que todos possam contribuir com suas ideias e opiniões.

  6. Etapa 6 - Fechamento

    Finalize a aula coletando dos alunos o que entenderam sobre o tema e como a metodologia os ajudou nesse processo. Retome os principais temas da aula para fixar o conteúdo para os alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a capacidade de compreensão e interpretação de conceitos matemáticos.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a reflexão sobre a importância da Matemática no cotidiano.

Critérios de avaliação

  • Participação nas discussões em grupo.
  • Registro das ideias discutidas em grupo.
  • Resolução do problema em grupo.
  • Apresentação da solução do problema para a turma.
  • Reflexão sobre as diferentes soluções apresentadas pelos grupos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula.
  • Estimular a participação dos alunos na discussão em grupo.
  • Orientar os alunos na reflexão sobre a importância da Matemática.

Ações do aluno

  • Participar da discussão em grupo.
  • Refletir sobre a importância da Matemática no cotidiano.
  • Registrar as ideias discutidas em grupo.