Aula sobre Radiciacao

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Inicie a aula definindo que a radiciação é um tema importante na Matemática, pois está presente em diversas situações do nosso cotidiano, como no cálculo de áreas e volumes de objetos, na resolução de equações e na representação de grandezas físicas. Fale para os alunos que, nesta aula, eles irão aprender sobre a radiciação e como ela se relaciona com a potenciação.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique a importância da radiciação para a resolução de exercícios com mais de uma incógnita, além de serem utilizadas em cálculos mais complexos na engenharia, arquitetura, etc.

  2. Etapa 2 - Mapa de Empatia

    Os alunos criarão um mapa de empatia, contendo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos se coloquem no lugar de um arquiteto, engenheiro ou designer e identifiquem as necessidades e desafios que esses profissionais enfrentam ao utilizar aradiciação.

    Exemplo:

    O que ele pensa e sente?

    O que ele fala e faz?

    O que ele escuta?

    O que ele vê?

    Dores:

    Ganhos:

    Nesse momento, apresente e discuta exemplos práticos para ilustrar a aplicação da radiciação em situações reais.


  3. Etapa 3 - Reconhecimento da radiciação

    Nesse momento, apresente e discuta exemplos práticos para ilustrar a aplicação da radiciação em situações reais. Eles podem trabalhar em grupo ou individualmente. O objetivo é estimular a criatividade e a capacidade de aplicar o conhecimento em situações diversas.

  4. Etapa 4 - Prototipação

    Os alunos serão separados pelo professor em grupos de 3 a 5 alunos. Após isso, cada grupo irá criar sua própria radiciação para os colegas resolverem.

  5. Etapa 5 - Teste

    Esse é o momento dos grupos trocarem as suas criações para que outro grupo tente resolvê-la. O intuito é que os alunos testem a solução criada pelo outro grupo, mostre se os cálculos foram possíveis de ser realizados e se a criação atende aos objetivos da aula.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Com base no teste, os alunos irão apresentar a resolução do exercício criado pelos demais grupos. Nesse momento eles farão as considerações finais dizendo se o exercício atendeu o objetivo da aula, quais a(s) solução(ões) encontrada(s) pelo grupo. Nesse momento, o professor pode ir corrigindo os exercícios juntamente com os alunos para que todos assimilem as matérias. Além disso, os alunos deverão apresentar, também, o mapa da empatia para os demais colegas citando se conseguiram se imaginar aplicando o tema da aula em alguma profissão.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Os alunos farão uma reflexão sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas. Incentive os alunos a pensar em situações em que a radiciação pode ser útil e como eles podem utilizar essa habilidade no futuro.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de resolver problemas utilizando a relação entre potenciação e radiciação;
  • Estimular a criatividade e a capacidade de aplicar o conhecimento em situações diversas;
  • Promover a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de resolver problemas envolvendo radiciação;
  • Participação nas atividades em grupo;
  • Compreensão dos conceitos apresentados;
  • Clareza na apresentação das soluções;

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de radiciação e sua relação com a potenciação;
  • Estimular a criatividade dos alunos na elaboração das situações-problema;
  • Orientar os alunos na resolução dos problemas propostos;
  • Avaliar o desempenho dos alunos de acordo com os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia para entender as necessidades e expectativas em relação ao tema;
  • Trabalhar em grupo para criar situações-problema envolvendo a radiciação;
  • Resolver as situações-problema propostas pelos colegas;
  • Avaliar as soluções apresentadas pelos colegas;
  • Participar ativamente das atividades propostas.