Aula sobre Radiciacao

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A radiciação é um tema muito importante da Matemática, presente em diversas áreas do conhecimento. Ela é usada em cálculos de medidas, em física, em engenharia, em finanças e em muitos outros campos. Nesta aula, vamos trabalhar com a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, em que os alunos serão os protagonistas do processo de aprendizagem. Eles criarão um mapa conceitual sobre o tema, que os ajudará a entender melhor os conceitos e a relação entre potenciação e radiciação. Para isso, vamos começar com uma breve revisão sobre potenciação antes da sala de aula e, em seguida, vamos explorar os conceitos de raiz quadrada, raiz cúbica e outras raízes.

  1. Etapa 1 - Revisão de potenciação

    Faça uma breve revisão sobre potenciação, explicando os conceitos de base, expoente e potência. A revisão deve iniciar com uma tarefa de casa por meio de textos ou vídeos. Em seguida, os alunos farão alguns exercícios de potenciação, para fixar os conceitos.

  2. Etapa 2 - Introdução à radiciação

    Retome em sala de aula o que entenderam sobre potenciação e possíveis dúvidas. Após retomar ao tema de potenciação, explique o que é radiciação e como ela está relacionada à potenciação. Mostre exemplos de raiz quadrada, raiz cúbica e outras raízes, e explique como elas podem ser representadas como potências de expoente fracionário.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos serão divididos em grupos e receberão a tarefa de criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Eles poderão usar papel e caneta para criar o mapa. Disponibilize esses materiais para a turma.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo apresentará seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e as sub-ideias, e como elas se relacionam com o tema da radiciação.

  5. Etapa 5 - Exercícios de fixação

    Faça uma série de exercícios sobre radiciação, para que os alunos possam praticar os conceitos aprendidos. Eles poderão trabalhar em duplas ou grupos para resolver os exercícios.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos farão uma discussão em grupo sobre os conceitos aprendidos, trocando ideias e esclarecendo dúvidas.Faça perguntas para estimular a discussão.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça um breve resumo da aula, destacando os conceitos mais importantes e a importância da radiciação na Matemática e em outras áreas do conhecimento.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas usando a relação entre potenciação e radiciação.
  • Estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos, por meio do trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade e clareza do mapa conceitual criado pelos alunos.
  • Habilidade dos alunos em resolver os exercícios propostos.
  • Envolvimento dos alunos na discussão em grupo.
  • Compreensão dos conceitos de radiciação e sua relação com a potenciação.

Ações do professor

  • Fazer uma revisão de potenciação antes de introduzir o tema da radiciação.
  • Estimular a participação ativa dos alunos, fazendo perguntas e incentivando a discussão.
  • Propor exercícios práticos para que os alunos possam fixar os conceitos aprendidos.
  • Estimular a criatividade dos alunos, por meio da criação do mapa conceitual.
  • Fazer um resumo da aula, destacando os conceitos mais importantes e sua aplicação prática.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Trabalhar em grupo para criar o mapa conceitual.
  • Resolver os exercícios propostos para fixar os conceitos aprendidos.
  • Participar da discussão em grupo, trocando ideias e esclarecendo dúvidas.
  • Demonstrar compreensão dos conceitos de radiciação e sua relação com a potenciação.