Aula sobre Radiciacao
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A radiciação é um tema muito importante da Matemática, presente em diversas áreas do conhecimento. Ela é usada em cálculos de medidas, em física, em engenharia, em finanças e em muitos outros campos. Nesta aula, vamos trabalhar com a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, em que os alunos serão os protagonistas do processo de aprendizagem. Eles criarão um mapa conceitual sobre o tema, que os ajudará a entender melhor os conceitos e a relação entre potenciação e radiciação. Para isso, vamos começar com uma breve revisão sobre potenciação antes da sala de aula e, em seguida, vamos explorar os conceitos de raiz quadrada, raiz cúbica e outras raízes.
Etapa 1 - Revisão de potenciação
Faça uma breve revisão sobre potenciação, explicando os conceitos de base, expoente e potência. A revisão deve iniciar com uma tarefa de casa por meio de textos ou vídeos. Em seguida, os alunos farão alguns exercícios de potenciação, para fixar os conceitos.Etapa 2 - Introdução à radiciação
Retome em sala de aula o que entenderam sobre potenciação e possíveis dúvidas. Após retomar ao tema de potenciação, explique o que é radiciação e como ela está relacionada à potenciação. Mostre exemplos de raiz quadrada, raiz cúbica e outras raízes, e explique como elas podem ser representadas como potências de expoente fracionário.Etapa 3 - Criação do mapa conceitual
Os alunos serão divididos em grupos e receberão a tarefa de criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Eles poderão usar papel e caneta para criar o mapa. Disponibilize esses materiais para a turma.Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais
Cada grupo apresentará seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e as sub-ideias, e como elas se relacionam com o tema da radiciação.Etapa 5 - Exercícios de fixação
Faça uma série de exercícios sobre radiciação, para que os alunos possam praticar os conceitos aprendidos. Eles poderão trabalhar em duplas ou grupos para resolver os exercícios.Etapa 6 - Discussão em grupo
Os alunos farão uma discussão em grupo sobre os conceitos aprendidos, trocando ideias e esclarecendo dúvidas.Faça perguntas para estimular a discussão.Etapa 7 - Encerramento
Faça um breve resumo da aula, destacando os conceitos mais importantes e a importância da radiciação na Matemática e em outras áreas do conhecimento.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas usando a relação entre potenciação e radiciação.
- Estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
- Promover a interação e a colaboração entre os alunos, por meio do trabalho em grupo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Qualidade e clareza do mapa conceitual criado pelos alunos.
- Habilidade dos alunos em resolver os exercícios propostos.
- Envolvimento dos alunos na discussão em grupo.
- Compreensão dos conceitos de radiciação e sua relação com a potenciação.
Ações do professor
- Fazer uma revisão de potenciação antes de introduzir o tema da radiciação.
- Estimular a participação ativa dos alunos, fazendo perguntas e incentivando a discussão.
- Propor exercícios práticos para que os alunos possam fixar os conceitos aprendidos.
- Estimular a criatividade dos alunos, por meio da criação do mapa conceitual.
- Fazer um resumo da aula, destacando os conceitos mais importantes e sua aplicação prática.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Trabalhar em grupo para criar o mapa conceitual.
- Resolver os exercícios propostos para fixar os conceitos aprendidos.
- Participar da discussão em grupo, trocando ideias e esclarecendo dúvidas.
- Demonstrar compreensão dos conceitos de radiciação e sua relação com a potenciação.