Aula sobre Razao Entre Duas Grandezas

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Inicie a aula contextualizando o tema, explicando que a razão entre duas grandezas é uma forma de comparar quantidades diferentes. Por exemplo, a velocidade média de um carro pode ser calculada dividindo a distância percorrida pelo tempo gasto. A razão entre essas grandezas é a velocidade média. O professor pode apresentar exemplos práticos para que os alunos compreendam melhor o conceito.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente brevemente o tema "Razão entre duas grandezas" e explique aos alunos o objetivo da aula: identificar e resolver problemas sobre a matéria. Para ajudá-los a entender melhor o conceito, cite um problema cotidiano como, por exemplo: "Um carro percorre uma distância de 200 km em 4 horas. Qual é a velocidade média do carro?". Com os alunos, registre no quadro perguntas que possam ajudar a resolver este problema: “Por onde devemos começar para resolver o problema?", “Mais alguém com alguma outra ideia ou solução?”. Em seguida, oriente os alunos a pensarem em como poderiam representar a situação matematicamente, por meio de expressões algébricas.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Divida a turma em grupos de 3 a 4 alunos para que juntos possam discutir e resolver o problema. Peça ao grupo que organizem, conforme o modelo, um diário de bordo para registrar o problema, as alternativas para solucioná-lo e a solução final escolhida.

  3. Etapa 3 - Geração de alternativas

    Estimule o grupo a discutir sobre como resolver a situação-problema apresentada. Destaque a importância de registrar as ideias no diário de bordo. Oriente os grupos a criarem esses tópicos no diário de bordo: “Problema”, “Geração de Alternativas” e “Solução”. Nesse momento, os estudantes devem levantar hipóteses apresentando possíveis soluções, como também, registrar suas ideias no diário de bordo. Para aprofundar o conhecimento dos estudantes e, para ajudá-los nessa etapa, forneça aos alunos materiais disponíveis na escola como régua, compasso, papel e lápis, para que os alunos possam fazer cálculos e desenhos.

  4. Etapa 4 - Seleção de alternativas

    Após a etapa de geração de alternativas, o grupo precisa, em comum acordo, selecionar a alternativa que contenha a razão mais adequada para representar a situação-problema. Nesta etapa, os estudantes precisam registrar no diário de bordo os argumentos que ajudam a defender esta alternativa como a melhor solução para o problema apresentado. Esteja disponível para tirar dúvidas e orientar os alunos durante a pesquisa.

  5. Etapa 5 - Solução

    Peça aos alunos para resolverem a situação-problema apresentada, utilizando o problema de razão selecionada na etapa anterior, como também, uma ou mais exercício sobre o tema escolhida por eles. Importante orientá-los a deixar estas resoluções registradas no diário de bordo.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo deverá apresentar para toda a turma os registros do diário de bordo e a solução escolhida para resolver o problema. A apresentação terá duração de 15 minutos, acrescidos de mais 5 minutos para perguntas e dúvidas. Todos os membros do grupo devem participar ativamente da apresentação. Medie sempre que necessário as considerações levantadas pelos demais grupos para poderem comparar as diferentes soluções encontradas.

  7. Etapa 7 - Avaliação e conclusão

    Proponha uma avaliação em pares aos alunos, de maneira que eles possam avaliar o desempenho coletivo do grupo, considerando os seguintes itens: organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação e desempenho geral. A avaliação deve considerar uma escala de 1 a 5, sendo 1 (muito baixo) e 5 (muito alto). Conclua a aula reforçando o objetivo da atividade e resumindo os principais pontos discutidos. Esse é o momento para a correção, pelo professor, do problema proposto e da correta explicação do problema para os alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas que envolvam a razão entre duas grandezas de espécies diferentes.
  • Estimular a capacidade de resolução de problemas e o pensamento crítico.
  • Potencializar as habilidades de organização e sistematização das informações.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na resolução da situação-problema e na apresentação e discussão em grupo.
  • Capacidade de identificar problemas envolvendo razão e representá-las matematicamente.
  • Clareza e coerência na apresentação.

Ações do professor

  • Mediar a discussão em grupo.
  • Orientar os alunos na pesquisa e na elaboração do diário de bordo.
  • Avaliar a apresentação dos grupos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade e discussão em grupo.
  • Registrar os cálculos e possíveis soluções no diário de bordo.
  • Apresentar suas ideias de forma clara e coerente.