Aula sobre Razao Entre Duas Grandezas

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que a razão entre duas grandezas é um conceito fundamental na Matemática e está presente em diversas situações do nosso cotidiano. Mostre exemplos práticos, como, por exemplo, para calcular a razão entre a quantidade de açúcar e a quantidade de água em uma receita de bolo, ou a razão entre a distância percorrida e o tempo gasto em uma viagem de carro.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente o tema da aula e explique o que é razão entre duas grandezas. Em seguida, proponha aos alunos que leiam um texto que apresente um problema envolvendo esse tipo de tema. O texto pode ser retirado de um livro didático ou de um jornal.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos devem fazer um esboço do problema apresentado no texto, identificando as informações relevantes e as incógnitas. Em seguida, devem escrever a razão e as grandezas correspondentes ao problema.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os alunos devem discutir em grupo as diferentes formas de resolver o problema, e devem decidir qual é a melhor estratégia para resolvê-lo.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos devem resolver o problema utilizando a estratégia escolhida na etapa anterior. Acompanhe o trabalho dos alunos, tirando dúvidas e orientando quando necessário. Eles podem utilizar materiais como papel, lápis, régua para criar gráficos, tabelas e cálculos.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os alunos devem testar a solução encontrada, verificando se ela está correta. Incentive a discussão em grupo sobre as diferentes soluções encontradas pelos alunos. Para isso, divida-os em grupo.

  6. Etapa 6 - Apresentar

    Os alunos devem apresentar suas soluções para a turma, explicando como chegaram a elas e discutindo as diferentes estratégias utilizadas.

  7. Etapa 7 - Avaliar

    Avalie o desempenho dos alunos, considerando os critérios estabelecidos previamente. Os alunos também devem avaliar o próprio desempenho e o dos colegas, refletindo sobre o que aprenderam e o que poderiam ter feito de forma diferente.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de resolver problemas que possam ser representados por razão entre duas grandezas.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalhar em grupo.
  • Desenvolver a capacidade de interpretar textos e identificar informações relevantes.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de identificar as informações relevantes do problema apresentado.
  • Capacidade de escrever a razão entre duas grandezas, correspondente ao problema.
  • Capacidade de resolver o problema utilizando razão entre duas grandezas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e contextualizá-lo.
  • Orientar os alunos durante a resolução dos problemas.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e dar feedback.

Ações do aluno

  • Ler o texto e identificar as informações relevantes.
  • Escrever a razão entre duas grandezas, correspondente ao problema.
  • Resolver o problema utilizando razão entre duas grandezas.