Aula sobre Razao Entre Duas Grandezas
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
Inicie a aula mostrando que o tema "Razão entre duas grandezas" é muito importante para a Matemática e para a vida cotidiana. A razão é uma relação entre duas grandezas que pode ser expressa por meio de uma fração. Além disso, mostre exemplos de situações em que é necessário comparar duas grandezas diferentes, como, por exemplo, a velocidade de um carro e a distância percorrida. Além disso, cite que o objetivo da aula é resolver problemas que envolvam a razão entre duas grandezas de espécies diferentes, como velocidade e densidade demográfica.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique a importância da razão entre duas grandezas no nosso dia a dia. Peça aos alunos para compartilharem exemplos práticos presentes no dia a dia deles. Busque incentivar os estudantes a participarem da discussão e a compartilharem suas ideias sobre o tema.Etapa 2 - Formação dos grupos
Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas. Compartilhe com eles o estudo de caso que você preparou sobre o tema "razão entre duas grandezas”. Aproveite este momento inicial para mostrar os recursos e materiais disponíveis para que eles possam criar seus infográficos: cartolinas, canetinhas, réguas, tesouras e outros. Explique também para que serve e como deverá ser construído o infográfico a ser entregue ao final da atividade por cada grupo.Etapa 3 - Estudo de caso
O caso deve ser apresentado em um texto curto e claro, com exemplos práticos que ilustrem o problema envolvendo razão entre duas grandezas. É importante que o estudo de caso contenha perguntas que possam ajudar os alunos a entenderam a problemática. Aproveite para apresentar um estudo de caso que, além de envolver a Matemática, também envolva outros temas e disciplinas, como física, química, geografia e outros. Por fim, oriente os estudantes a lerem o caso e a discutirem com seus grupos sobre as informações relevantes.Etapa 4 - Criação do infográfico
Apoie cada grupo na criação de seus respectivos infográficos, destacando os resultados e pontos-chave do estudo de caso. Peça para usarem os recursos e materiais disponíveis de maneira criativa e planejada.Etapa 5 - Apresentação dos infográficos
Os grupos devem apresentar seus infográficos para a turma. Incentive a participação de todos os alunos, tire as dúvidas deles e faça perguntas que estimulem o pensamento crítico e o raciocínio lógico de todos.Etapa 6 - Discussão em grupo
Promova discussões coletivas sobre razão entre duas grandezas apresentadas nos estudos de caso e sobre os resultados e pontos-chave destacados no infográfico.Etapa 7 - Avaliação
Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos para esta atividade, tais como participação, entendimento do tema, criatividade e entrega do infográfico. Incentive também os alunos a avaliarem seus próprios desempenhos e a compartilharem suas opiniões sobre a atividade.Etapa 8 - Encerramento
Encerre a aula reforçando os conceitos aprendidos e incentivando os alunos a continuarem estudando o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas que envolvam a razão entre duas grandezas de espécies diferentes.
- Estimular a criatividade dos alunos na criação do _template_ de infográfico.
- Incentivar a participação dos alunos na discussão em grupo e na apresentação dos resultados.
Critérios de avaliação
- Participação dos alunos na discussão em grupo.
- Criatividade na criação do _template_ de infográfico.
- Precisão na resolução do estudo de caso.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a importância da razão entre duas grandezas.
- Orientar os alunos na criação do _template_ de infográfico.
- Avaliar o desempenho dos alunos na resolução do estudo de caso e na criação do _template_ de infográfico.
Ações do aluno
- Participar da discussão em grupo.
- Criar o _template_ de infográfico.
- Resolver o estudo de caso e apresentar os resultados.