Aula sobre Razoes Para A Queda Do Imperio Brasileiro

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


Inicie contextualizando o tema, explicando o que foi o Império brasileiro, sua duração e principais características. Em seguida, apresente aos alunos a questão-problema: "Quais foram as principais razões para a queda do Império brasileiro?".

  1. Etapa 1 - Apresentação do problema

    Apresente a questão-problema aos alunos e explique que eles terão que trabalhar em grupo para encontrar as respostas.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos devem realizar pesquisas em livros didáticos, enciclopédias, jornais e revistas para encontrar informações que ajudem a responder à questão-problema.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos devem se reunir em grupos para discutir as informações coletadas e tentar responder à questão-problema.

  4. Etapa 4 - Apresentação das respostas

    Cada grupo deve apresentar suas respostas para a questão-problema.

  5. Etapa 5 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos devem utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos devem se reunir em grupos para discutir as respostas apresentadas no template de Dinâmica dos 3 Qs.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua fazendo uma síntese das respostas apresentadas pelos grupos e reforçando os principais pontos abordados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular a curiosidade e o interesse dos alunos pelo tema;
  • Desenvolver a capacidade de análise e síntese.
  • Compreender as razões que levaram a queda do Império brasileiro.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na discussão em grupo;
  • Qualidade das respostas apresentadas pelos grupos;
  • Capacidade de análise e síntese.
  • Clareza na apresentação das informações.

Ações do professor

  • Apresentar a questão-problema;
  • Estimular a participação dos alunos na discussão em grupo;
  • Orientar os alunos na busca por informações.
  • Auxiliar os alunos na organização das informações coletadas.
  • Reforçar os principais pontos abordados;

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo;
  • Organizar as informações coletadas.
  • Realizar pesquisas em livros didáticos, enciclopédias, jornais e revistas;
  • Buscar respostas para a questão-problema;
  • Refletir sobre os principais pontos abordados;