Aula sobre Razoes Para A Queda Do Imperio Brasileiro

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


É importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que o Império brasileiro foi um período da história do Brasil que durou de 1822 a 1889, quando o país era governado por um imperador. Em 1889, houve a Proclamação da República, que marcou o fim do Império. Aqui, vamos estudar as razões que levaram à queda do Império brasileiro.

  1. Etapa 1 - Mapa de Empatia

    Explique aos alunos que eles irão criar um mapa de empatia para entender melhor as razões que levaram à queda do Império brasileiro. Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e distribua folhas de papel sulfite e canetas coloridas para cada grupo. Explique que o mapa de empatia é uma ferramenta que ajuda a entender as necessidades e desejos de uma pessoa ou grupo. Cada grupo deve criar um mapa de empatia para um personagem histórico envolvido na queda do Império brasileiro, como Dom Pedro II, Marechal Deodoro da Fonseca, Princesa Isabel, entre outros. O mapa deve conter os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

  2. Etapa 2 - Apresentação dos mapas de empatia

    Cada grupo deve apresentar o seu mapa de empatia para a turma. Estimule a discussão e o debate sobre as motivações dos personagens históricos e como elas contribuíram para a queda do Império brasileiro.

  3. Etapa 3 - Análise de fontes históricas

    Distribua para cada grupo uma fonte histórica relacionada à queda do Império brasileiro, como um trecho de um discurso, uma charge, uma fotografia, entre outros. Os alunos devem analisar a fonte e responder a algumas perguntas, como: Qual é o tema da fonte? Qual é o contexto histórico em que ela foi produzida? Qual é a mensagem que ela transmite?

  4. Etapa 4 - Debate em grupo

    Cada grupo deve discutir a relação entre a fonte histórica que analisou e as motivações dos personagens históricos que estudou no mapa de empatia. O objetivo é identificar como as mensagens transmitidas pela fonte histórica contribuíram para a queda do Império brasileiro.

  5. Etapa 5 - Criação de um infográfico

    Cada grupo deve criar um infográfico que represente as razões que levaram à queda do Império brasileiro. O infográfico deve conter informações sobre as motivações dos personagens históricos, as fontes históricas analisadas e outras informações relevantes.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos infográficos

    Cada grupo deve apresentar o seu infográfico para a turma. Estimule a discussão e o debate sobre as razões que levaram à queda do Império brasileiro.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos durante a aula, levando em consideração os critérios estabelecidos. Além disso, é importante que os alunos também avaliem a aula oportunizando sugestões.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de contextualização histórica;
  • Desenvolver a habilidade de análise de fontes históricas;
  • Estimular a reflexão crítica sobre o contexto histórico;
  • Identificar a relação entre as fontes históricas e as motivações dos personagens históricos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa de empatia;
  • Identificação correta das motivações dos personagens históricos.
  • Participação ativa no debate e na reflexão crítica;
  • Coerência e fundamentação das argumentações.
  • Participação ativa na criação do infográfico;

Ações do professor

  • Explicar o conceito de mapa de empatia;
  • Orientar os alunos na criação do mapa;
  • Estimular a participação e o debate entre os alunos;
  • Orientar os alunos na identificação da relação entre as fontes históricas e as motivações dos personagens históricos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos de acordo com os critérios estabelecidos;

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para criar o mapa de empatia;
  • Participar ativamente do debate e da reflexão crítica;
  • Analisar a fonte histórica de forma crítica e reflexiva;
  • Participar ativamente do debate em grupo;
  • Identificar corretamente a relação entre as fontes históricas e as motivações dos personagens históricos.