Aula sobre Razoes Para A Queda Do Imperio Brasileiro

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


É importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que o Império brasileiro foi um período da história do Brasil que durou de 1822 a 1889, quando o país era governado por um imperador. No entanto, em 1889, o Império chegou ao fim e a República foi proclamada. Aqui, vamos entender as razões que levaram à queda do Império brasileiro.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Inicie a aula com uma atividade de check-in para que os alunos possam compartilhar suas expectativas e conhecimentos prévios sobre o assunto. Peça que cada aluno escreva em um papel uma pergunta que gostaria de responder sobre a queda do Império brasileiro.

  2. Etapa 2 - Apresentação

    Apresente aos alunos as principais razões que levaram à queda do Império brasileiro, como a crise econômica, a insatisfação popular, a abolição da escravatura, entre outras. Utilize recursos diversos, como cartazes, imagens e mapas para ilustrar as informações.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Divida a turma em grupos e peça que discutam sobre uma das razões apresentadas na etapa anterior. Cada grupo deve apresentar suas conclusões para a turma.

  4. Etapa 4 - Criação do template de registro de aprendizagem

    Peça que os alunos criem um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. O template deve ser criado em papel.

  5. Etapa 5 - Preenchimento do template

    Peça que os alunos preencham o template com as informações apresentadas na aula e as conclusões discutidas em grupo.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Finalize a aula com uma atividade de check-out, em que os alunos compartilham o que aprenderam e respondem às perguntas que escreveram no check-in.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos e nas intencionalidades pedagógicas. Utilize os recursos disponíveis, como rubricas e observação direta, para avaliar o desempenho dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Descrever e contextualizar os principais aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos da emergência da República no Brasil.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Trabalhar em grupo e apresentar suas conclusões para a turma.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Qualidade do template de registro de aprendizagem criado pelos alunos.
  • Qualidade das conclusões apresentadas pelos grupos.

Ações do professor

  • Apresentar as principais razões que levaram à queda do Império brasileiro.
  • Dividir a turma em grupos para discutir as razões apresentadas.
  • Avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da construção do conhecimento.
  • Criar um template de registro de aprendizagem.
  • Discutir em grupo as razões apresentadas e apresentar suas conclusões para a turma.