Aula sobre Razoes Para A Queda Do Imperio Brasileiro

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Inicie a aula contextualizando o tema, explicando o que foi o Império brasileiro, quem foram os imperadores e quais foram os principais acontecimentos que levaram à sua queda. É importante que os alunos entendam o contexto histórico e social da época para compreenderem as razões que levaram à queda do Império.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique o objetivo da atividade. Os alunos devem ser divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  2. Etapa 2 - Estudo de caso

    Apresente um estudo de caso sobre a queda do Império brasileiro, utilizando recursos diversos, como imagens, mapas e textos impressos. Os alunos devem analisar o estudo de caso e identificar as principais razões que levaram à queda do Império.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo as razões identificadas no estudo de caso e selecionar as mais relevantes para a criação do infográfico.

  4. Etapa 4 - Criação do infográfico

    Cada grupo deve criar um template de infográfico contendo lacunas a serem preenchidas com as informações mais relevantes sobre as razões para a queda do Império brasileiro.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos infográficos

    Cada grupo deve apresentar seu infográfico para a turma, explicando as razões selecionadas e como elas contribuíram para a queda do Império.

  6. Etapa 6 - Discussão em plenária

    Após as apresentações, conduza uma discussão em plenária sobre as razões para a queda do Império brasileiro, destacando as mais relevantes e as que foram apresentadas pelos grupos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando os principais pontos discutidos e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de contextualização histórica.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade de análise crítica e seleção de informações relevantes.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo e na plenária.
  • Qualidade do infográfico criado pelo grupo.
  • Identificação e seleção das razões mais relevantes para a queda do Império brasileiro.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar o objetivo da atividade.
  • Conduzir o estudo de caso e a discussão em plenária.
  • Orientar os alunos na criação do infográfico e na seleção das razões mais relevantes.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo e na plenária.
  • Criar um infográfico de qualidade com as informações mais relevantes.
  • Identificar e selecionar as razões mais relevantes para a queda do Império brasileiro.