Aula sobre Razoes Para A Queda Do Imperio Brasileiro

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


É importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que o Império brasileiro foi um período da história do Brasil que durou de 1822 a 1889, quando o país era governado por um imperador. No entanto, em 1889, o Império chegou ao fim e a República foi proclamada. Aqui, vamos entender as razões que levaram à queda do Império brasileiro.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique aos alunos que eles irão criar um jogo para entender as razões da queda do Império brasileiro.

  2. Etapa 2 - Definição do nome do jogo

    Os alunos devem escolher um nome para o jogo que será criado.

  3. Etapa 3 - Definição do objetivo do jogo

    Os alunos devem definir qual será o objetivo do jogo.

  4. Etapa 4 - Definição dos desafios do jogo

    Os alunos devem definir quais serão os desafios que os jogadores terão que enfrentar para alcançar o objetivo do jogo.

  5. Etapa 5 - Definição dos níveis do jogo

    Os alunos devem definir quantos níveis o jogo terá e quais serão as características de cada um.

  6. Etapa 6 - Definição do esquema de recompensas

    Os alunos devem definir quais serão as recompensas que os jogadores receberão ao completar cada nível do jogo.

  7. Etapa 7 - Apresentação do jogo

    Os alunos devem apresentar o jogo criado para a turma.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de contextualização histórica;
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico;
  • Desenvolver a habilidade de trabalho em equipe.
  • Estimular a criatividade.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do jogo;
  • Coerência e clareza das informações apresentadas no jogo;
  • Criatividade e originalidade do jogo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula;
  • Explicar a metodologia ativa Gamificação;
  • Orientar os alunos na criação do jogo.
  • Estimular a criatividade dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do jogo;
  • Pesquisar e selecionar informações relevantes sobre a queda do Império brasileiro;
  • Trabalhar em equipe para criar o jogo.
  • Apresentar o jogo criado para a turma;
  • Justificar as escolhas feitas durante a criação do jogo.