Aula sobre Razoes Para A Queda Do Imperio Brasileiro
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique como será a metodologia utilizada. Em seguida, faça a divisão da turma em grupos de 4 a 5 alunos e explique como será a rotação por estações.Etapa 2 - Rotação por Estações
Estação 1: Leitura e discussão de textoPrepare um texto sobre as razões para a queda do Império e disponibilize\-o na estação. Os alunos devem ler o texto e discutir em grupo as principais informações e ideias apresentadas.
Estação 2: Análise de imagens
Prepare uma seleção de imagens relacionadas ao tema e as disponibilize na estação. Os alunos devem analisar as imagens e identificar elementos que possam ajudar a compreender as razões para a queda do Império.
Estação 3: Debate
Prepare algumas perguntas para serem discutidas em grupo, como por exemplo: "Quais foram as principais razões para a queda do Império?", "Como a abolição da escravatura influenciou na queda do Império?", entre outras. Os alunos devem discutir as perguntas e apresentar suas conclusões.
Estação 4: Criação do template Dinâmica dos 3 Qs
Explique aos alunos o que é o template Dinâmica dos 3 Qs e como ele deve ser preenchido. Os alunos devem criar o template com os campos Que bom, Que pena e Que tal, avaliando a atividade realizada nas estações.
Etapa 3 - Socialização dos resultados
Cada grupo deve apresentar suas conclusões e avaliações utilizando o template Dinâmica dos 3 Qs.Etapa 4 - Encerramento
Faça uma síntese das principais ideias discutidas na aula e reforce a importância do tema para a compreensão da história do Brasil.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de contextualização histórica.
- Estimular a análise crítica de fontes históricas.
- Desenvolver a habilidade de trabalho em grupo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas discussões em grupo.
- Criação do template Dinâmica dos 3 Qs.
- Apresentação clara e objetiva das conclusões do grupo.
Ações do professor
- Preparar o material necessário para as estações.
- Orientar os alunos na realização das atividades.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões.
Ações do aluno
- Ler e discutir o texto sobre as razões para a queda do Império.
- Analisar as imagens relacionadas ao tema.
- Participar ativamente das discussões em grupo.