Aula sobre Razoes Para A Queda Do Imperio Brasileiro

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Inicie contextualizando o tema, explicando o que foi o Império brasileiro, sua duração e principais características. Em seguida, apresente as razões para a queda do Império, como a crise econômica, a insatisfação popular, a abolição da escravatura, entre outros fatores.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique como será a metodologia utilizada. Em seguida, faça a divisão da turma em grupos de 4 a 5 alunos e explique como será a rotação por estações.

  2. Etapa 2 - Rotação por Estações

    Estação 1: Leitura e discussão de texto

    Prepare um texto sobre as razões para a queda do Império e disponibilize\-o na estação. Os alunos devem ler o texto e discutir em grupo as principais informações e ideias apresentadas.

    Estação 2: Análise de imagens

    Prepare uma seleção de imagens relacionadas ao tema e as disponibilize na estação. Os alunos devem analisar as imagens e identificar elementos que possam ajudar a compreender as razões para a queda do Império.

    Estação 3: Debate

    Prepare algumas perguntas para serem discutidas em grupo, como por exemplo: "Quais foram as principais razões para a queda do Império?", "Como a abolição da escravatura influenciou na queda do Império?", entre outras. Os alunos devem discutir as perguntas e apresentar suas conclusões.

    Estação 4: Criação do template Dinâmica dos 3 Qs

    Explique aos alunos o que é o template Dinâmica dos 3 Qs e como ele deve ser preenchido. Os alunos devem criar o template com os campos Que bom, Que pena e Que tal, avaliando a atividade realizada nas estações.


  3. Etapa 3 - Socialização dos resultados

    Cada grupo deve apresentar suas conclusões e avaliações utilizando o template Dinâmica dos 3 Qs.

  4. Etapa 4 - Encerramento

    Faça uma síntese das principais ideias discutidas na aula e reforce a importância do tema para a compreensão da história do Brasil.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de contextualização histórica.
  • Estimular a análise crítica de fontes históricas.
  • Desenvolver a habilidade de trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Criação do template Dinâmica dos 3 Qs.
  • Apresentação clara e objetiva das conclusões do grupo.

Ações do professor

  • Preparar o material necessário para as estações.
  • Orientar os alunos na realização das atividades.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões.

Ações do aluno

  • Ler e discutir o texto sobre as razões para a queda do Império.
  • Analisar as imagens relacionadas ao tema.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.