Aula sobre Reciclagem Do Plastico
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
A reciclagem do plástico é um tema muito importante para a sociedade atual. O plástico é um material que demora muito tempo para se decompor na natureza, causando impactos ambientais negativos. Por isso, é essencial que a reciclagem seja incentivada e praticada por todos. Vamos trabalhar com a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, em que os alunos criarão um template de avaliação por pares. Eles serão divididos em grupos e avaliarão o desempenho dos outros grupos nas atividades. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em associar a produção de medicamentos e outros materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e tecnológico, reconhecendo benefícios e avaliando impactos socioambientais.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresentar o tema "Reciclagem do plástico", explicando a importância da reciclagem e os impactos ambientais causados pela disposição inadequada do material. Serão apresentados exemplos de como o plástico pode ser encontrado e aplicado no cotidiano dos estudantes.Etapa 2 - Divisão em grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 integrantes.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os grupos terão 20 minutos para discutir sobre o tema e levantar questões relacionadas à reciclagem do plástico.Etapa 4 - Criação do template de avaliação
Cada grupo deverá criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação: organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Os critérios devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.Etapa 5 - Apresentação dos templates
Cada grupo apresentará seu template de avaliação para os outros grupos.Etapa 6 - Atividade prática
Os grupos terão 30 minutos para realizar uma atividade prática relacionada ao tema. Pode ser uma pesquisa sobre como é feita a reciclagem do plástico na região, a criação de um projeto de reciclagem na escola, entre outras possibilidades.Etapa 7 - Avaliação por pares
Cada grupo avaliará o desempenho dos outros grupos nas atividades, utilizando o template criado anteriormente.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de associar a produção de medicamentos e outros materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e tecnológico.
- Reconhecer benefícios e avaliar impactos socioambientais.
- Desenvolver a capacidade de trabalho em equipe e colaboração.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo.
- Construção dos argumentos.
- Apresentação e comunicação.
- Desempenho geral.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizá-lo para os alunos.
- Dividir os alunos em grupos.
- Orientar os alunos na criação do template de avaliação por pares.
- Acompanhar as atividades práticas realizadas pelos grupos.
- Mediar a avaliação por pares.
Ações do aluno
- Discutir em grupo sobre o tema.
- Criar o template de avaliação por pares.
- Realizar a atividade prática relacionada ao tema.
- Avaliar o desempenho dos outros grupos nas atividades.
- Participar ativamente das discussões e atividades em grupo.