Aula sobre Reciclagem Do Plastico

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A reciclagem do plástico é um tema muito importante para a sociedade atual. O plástico é um material que demora muito tempo para se decompor na natureza, causando impactos ambientais negativos. Por isso, é essencial que a reciclagem seja incentivada e praticada por todos. Vamos trabalhar com a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, em que os alunos criarão um template de avaliação por pares. Eles serão divididos em grupos e avaliarão o desempenho dos outros grupos nas atividades. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em associar a produção de medicamentos e outros materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e tecnológico, reconhecendo benefícios e avaliando impactos socioambientais.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresentar o tema "Reciclagem do plástico", explicando a importância da reciclagem e os impactos ambientais causados pela disposição inadequada do material. Serão apresentados exemplos de como o plástico pode ser encontrado e aplicado no cotidiano dos estudantes.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 integrantes.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os grupos terão 20 minutos para discutir sobre o tema e levantar questões relacionadas à reciclagem do plástico.

  4. Etapa 4 - Criação do template de avaliação

    Cada grupo deverá criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação: organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Os critérios devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos templates

    Cada grupo apresentará seu template de avaliação para os outros grupos.

  6. Etapa 6 - Atividade prática

    Os grupos terão 30 minutos para realizar uma atividade prática relacionada ao tema. Pode ser uma pesquisa sobre como é feita a reciclagem do plástico na região, a criação de um projeto de reciclagem na escola, entre outras possibilidades.

  7. Etapa 7 - Avaliação por pares

    Cada grupo avaliará o desempenho dos outros grupos nas atividades, utilizando o template criado anteriormente.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de associar a produção de medicamentos e outros materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e tecnológico.
  • Reconhecer benefícios e avaliar impactos socioambientais.
  • Desenvolver a capacidade de trabalho em equipe e colaboração.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizá-lo para os alunos.
  • Dividir os alunos em grupos.
  • Orientar os alunos na criação do template de avaliação por pares.
  • Acompanhar as atividades práticas realizadas pelos grupos.
  • Mediar a avaliação por pares.

Ações do aluno

  • Discutir em grupo sobre o tema.
  • Criar o template de avaliação por pares.
  • Realizar a atividade prática relacionada ao tema.
  • Avaliar o desempenho dos outros grupos nas atividades.
  • Participar ativamente das discussões e atividades em grupo.