Aula sobre Reciclagem Do Plastico

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A reciclagem do plástico é um tema extremamente importante para a preservação do meio ambiente e para o desenvolvimento sustentável. É fundamental que os alunos compreendam que o plástico é um material que demora muito tempo para se decompor na natureza, causando danos irreparáveis ao meio ambiente. O objetivo é que os alunos aprendam sobre a importância da reciclagem do plástico e como ela pode contribuir para a preservação do meio ambiente. A metodologia utilizada será a Design Sprint, que é uma metodologia ativa que incentiva a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.

  1. Etapa 1 - Entender

    Iniciar perguntando aos alunos o que eles sabem sobre o plástico e a reciclagem. Em seguida, apresentar um vídeo explicativo sobre o tema e responder às dúvidas dos alunos.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Dividir a turma em grupos e apresentar um desafio: criar um produto a partir de plástico reciclado. Cada grupo deve esboçar o produto em um papel e apresentá-lo para a turma.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os alunos votam no produto que mais gostaram e justificam a escolha.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    O grupo vencedor tem a oportunidade de criar um protótipo do produto utilizando materiais disponíveis em sala de aula, como garrafas pet, canudos, tampas, entre outros.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os grupos apresentam os seus protótipos para a turma e explicam como eles foram produzidos. Conduzir uma discussão sobre a importância da reciclagem do plástico e como a criatividade pode ser utilizada para criar produtos sustentáveis.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em associar a produção de medicamentos e outros materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e tecnológico.
  • Reconhecer os benefícios da reciclagem do plástico para o meio ambiente e para a sociedade.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade do protótipo criado pelo grupo vencedor.
  • Compreensão dos alunos sobre a importância da reciclagem do plástico.

Ações do professor

  • Apresentar um vídeo explicativo sobre a reciclagem do plástico.
  • Dividir a turma em grupos e apresentar um desafio para a criação de um produto sustentável.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas pelo professor.
  • Criar um esboço de um produto sustentável a partir de plástico reciclado.
  • Criar um protótipo do produto em grupo.