Aula sobre Reciclagem Do Plastico

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A reciclagem é um tema atual e importante para a preservação do meio ambiente. O plástico é um dos materiais mais utilizados em nosso cotidiano, mas também um dos que mais poluem nossos oceanos e prejudicam a fauna e flora marinha. O objetivo é que os alunos entendam como a reciclagem do plástico é importante para o meio ambiente e como ela pode ser aplicada em suas vidas diárias.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Apresentar aos alunos o tema da aula e fazer uma breve introdução sobre a importância da reciclagem do plástico para o meio ambiente. Em seguida, os alunos farão o Check-in em seus templates de registro de aprendizagem, respondendo a questões como “O que eu já sei sobre reciclagem do plástico?” e “Por que é importante reciclar o plástico?”.

  2. Etapa 2 - Vídeo explicativo

    Apresentar um vídeo explicativo sobre o processo de reciclagem do plástico. Os alunos deverão assistir ao vídeo com atenção e fazer anotações em seus templates de registro de aprendizagem.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos para discutir sobre os impactos socioambientais da produção e descarte inadequado do plástico. Cada grupo deverá apresentar suas conclusões em uma roda de discussão com toda a turma.

  4. Etapa 4 - Exemplo prático

    Apresentar um exemplo prático de como a reciclagem do plástico pode ser aplicada no cotidiano dos alunos, como a separação adequada do lixo em casa. Os alunos deverão fazer anotações em seus templates de registro de aprendizagem sobre como podem aplicar a reciclagem do plástico em suas próprias vidas.

  5. Etapa 5 - Check-out

    Os alunos farão o Check-out em seus templates de registro de aprendizagem, respondendo a questões como “O que eu aprendi sobre reciclagem do plástico?” e “Como posso aplicar a reciclagem do plástico em minha vida diária?”.

  6. Etapa 6 - Reflexão individual

    Cada aluno fará uma reflexão individual sobre a aula em seus templates de registro de aprendizagem, respondendo a questões como “O que eu mais gostei na aula?” e “O que eu ainda tenho dúvidas sobre o tema?”.

  7. Etapa 7 - Check-in da próxima aula

    Os alunos farão o Check-in em seus templates de registro de aprendizagem para a próxima aula, respondendo a questões como “O que eu espero aprender na próxima aula?”.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em associar a produção de medicamentos e outros materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e tecnológico.
  • Reconhecer os benefícios e avaliar os impactos socioambientais da produção e descarte inadequado do plástico.
  • Estimular a reflexão crítica dos alunos sobre a importância da reciclagem do plástico para a preservação do meio ambiente.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Anotações claras e objetivas no template de registro de aprendizagem.
  • Reflexão individual bem estruturada sobre a aula.

Ações do professor

  • Apresentar um vídeo explicativo sobre o processo de reciclagem do plástico.
  • Dividir a turma em grupos para discutir sobre os impactos socioambientais da produção e descarte inadequado do plástico.
  • Estimular a reflexão crítica dos alunos sobre a importância da reciclagem do plástico para a preservação do meio ambiente.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Fazer anotações claras e objetivas no template de registro de aprendizagem.
  • Refletir individualmente sobre a aula.