Aula sobre Reciclagem Do Plastico

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A reciclagem do plástico é um tema extremamente importante para a preservação do meio ambiente. A produção excessiva de plástico tem causado muitos problemas ambientais, como poluição de rios e oceanos, além de causar danos à fauna e flora. É importante que os alunos entendam como a reciclagem do plástico pode ajudar a minimizar esses impactos. Os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos, com o objetivo de associar a produção de medicamentos e outros materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e tecnológico, reconhecendo benefícios e avaliando impactos socioambientais.

  1. Etapa 1 - Atividade prévia

    Antes da aula, você deverá enviar para os alunos um vídeo curto explicando o que é reciclagem do plástico e como ela funciona. O vídeo deve conter informações básicas sobre o tema e deve ser de fácil compreensão.

  2. Etapa 2 - Atividade em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo receberá um papel com a ideia central "Reciclagem do plástico" e deverá criar um mapa conceitual com 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Como exemplo:

    1\. Processo de reciclagem de papel:

    a) Coleta seletiva de papel:

    Campanhas de conscientização para incentivar a coleta seletiva de papel;

    Estruturação de sistemas eficientes de coleta seletiva em comunidades e

    empresas.

    b) Triagem e separação:

    Tecnologias utilizadas para triagem e separação de diferentes tipos de papel;

    Importância da separação correta para a qualidade do papel reciclado.

    2\. Benefícios da reciclagem de papel:

    a) Preservação de recursos naturais:

    Redução do corte de árvores para a produção de papel virgem;

    Economia de água e energia no processo de fabricação de papel reciclado.

    b) Redução de resíduos sólidos:

    Diminuição do volume de papel descartado em aterros sanitários;

    Impactos ambientais da poluição do papel em aterros.

    3\. Papel reciclado e suas aplicações:

    a) Produção de papel reciclado:

    Tecnologias e processos para fabricação de papel reciclado;

    Características e propriedades do papel reciclado em comparação com o papel virgem.

    b) Uso de papel reciclado:

    Aplicações comerciais e domésticas de papel reciclado;

    Vantagens e desafios do uso de papel reciclado em diferentes setores.

    4\. Educação e conscientização sobre reciclagem de papel:

    a) Programas educacionais:

    Inclusão da reciclagem de papel no currículo escolar;

    Atividades práticas e educativas para promover a conscientização.

    b) Comunicação e engajamento:

    Campanhas de comunicação para sensibilizar a população sobre a importância da reciclagem de papel;

    Parcerias com empresas e organizações para promover a conscientização em larga escala.

    5\. Desafios da reciclagem de papel:

    a) Contaminação do papel:

    Tipos de contaminação encontrados em papel reciclado e seus impactos;

    Medidas para minimizar a contaminação durante o processo de reciclagem.

    b) Logística e infraestrutura:

    Desafios logísticos na coleta e transporte eficiente de papel reciclado;

    Investimentos necessários em infraestrutura para aprimorar a reciclagem de papel.

    6\. Tecnologias emergentes na reciclagem de papel:

    a) Processos avançados de reciclagem:

    Novas tecnologias de separação e purificação de fibras de papel;

    Avanços na produção de papel reciclado de alta qualidade.

    b) Inovações ambientais:

    Desenvolvimento de métodos de reciclagem mais eficientes e ecologicamente corretos;

    Aplicações de biotecnologia e nanotecnologia na reciclagem de papel.

    7. Políticas e regulamentações para a reciclagem de papel:

    a) Legislação e incentivos autorizados:

    Exemplos de políticas públicas que promovem a reciclagem de papel;

    Incentivos fiscais para empresas que adotam práticas de reciclagem de papel.

    b) Acordos internacionais e padrões de certificação:

    Organizações e acordos que estabelecem diretrizes para a reciclagem de papel;

    Certificações que garantem a origem sustentável do papel reciclado.

    8\. Futuro da reciclagem de papel:

    a) Tendências e inovações futuras:

    Perspectivas para o desenvolvimento de tecnologias mais eficientes de reciclagem de papel;

    Integração de conceitos de economia circular na indústria de papel e reciclagem.

    b) Papel eletrônico e digitalização:

    Impacto da digitalização no consumo de papel e na reciclagem;

    Alternativas ao papel tradicional, como o papel eletrônico, e suas ambientais.


  3. Etapa 3 - Criando o Mapa Conceitual

    Os grupos terão cerca de 30 minutos para criar seus mapas conceituais. Durante esse tempo, circule pela sala, auxiliando os grupos que apresentarem dificuldades.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Após a criação dos mapas conceituais, cada grupo deverá apresentar seu trabalho para a turma. Medeie a apresentação, estimulando a participação dos alunos e fazendo perguntas para garantir que todos entenderam o conteúdo.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos deverão discutir em grupo as principais ideias apresentadas pelos colegas e criar um mapa conceitual coletivo, que será apresentado para a turma. O objetivo é que os alunos integrem as informações apresentadas pelos grupos e criem um mapa conceitual mais completo e abrangente.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Estimular a reflexão dos alunos sobre a importância da reciclagem do plástico e como ela pode ajudar a preservar o meio ambiente. É importante que os alunos entendam que cada um pode contribuir para a preservação do meio ambiente, adotando hábitos mais sustentáveis no dia a dia.

  7. Etapa 7 - Finalização

    Encerrar a aula fazendo um resumo dos principais pontos abordados e reforçando a importância da reciclagem do plástico para a preservação do meio ambiente.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em associar a produção de medicamentos e outros materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e tecnológico.
  • Reconhecer os benefícios da reciclagem do plástico para o meio ambiente.
  • Avaliar os impactos socioambientais da produção e do descarte inadequado do plástico.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação dos mapas conceituais.
  • Qualidade das informações apresentadas nos mapas conceituais.
  • Participação dos alunos nas discussões em grupo.
  • Clareza na apresentação do mapa conceitual coletivo.
  • Capacidade dos alunos em relacionar a produção de medicamentos e outros materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e tecnológico.

Ações do professor

  • Mediar a criação dos mapas conceituais, auxiliando os grupos que apresentarem dificuldades.
  • Estimular a participação dos alunos nas discussões em grupo.
  • Fazer perguntas para garantir que todos entenderam o conteúdo.
  • Estimular a reflexão dos alunos sobre a importância da reciclagem do plástico.
  • Encerrar a aula fazendo um resumo dos principais pontos abordados.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação dos mapas conceituais.
  • Contribuir nas discussões em grupo.
  • Refletir sobre a importância da reciclagem do plástico para o meio ambiente.
  • Relacionar a produção de medicamentos e outros materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e tecnológico.
  • Apresentar com clareza o mapa conceitual criado pelo grupo.