Aula sobre Reconhecendo Timbres

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Nesta aula, os alunos irão aprender sobre timbres musicais, que são as características sonoras que diferenciam um instrumento do outro. Eles irão explorar diferentes timbres e aprender a identificá-los em diferentes estilos musicais.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Professor, inicie a aula, apresentando à turma o conceito de timbre musical e exemplos práticos de diferentes instrumentos.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos e entrega do template de avaliação por pares (5 minutos)

    Organize os alunos em grupos de 4 a 5 alunos e entregue a eles o template de avaliação por pares, explicando que será um material utilizado ao final da atividade.

  3. Etapa 3 - Pesquisa em grupo (30 minutos)

    Oriente que cada grupo escolha um estilo musical e pesquisa sobre seus timbres.

  4. Etapa 4 - Preparação da apresentação (30 minutos)

    A partir da pesquisa, proponha que cada grupo prepare uma apresentação sobre o estilo musical escolhido e seus timbres.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos grupos (30 minutos)

    Organize um momento de apresentação dos grupos e oriente que aqueles que estão assistindo preparem perguntas que os apresentadores poderão responder.

  6. Etapa 6 - Feedbacks e avaliação (15 minutos)

    Retome os grupos e oriente que preencham o template de avaliação por pares e ofereçam um feedback para seus colegas em relação ao desenvolvimento da pesquisa e apresentação.

  7. Etapa 7 - Encerramento (5 minutos)

    Professor, recapitule os principais pontos abordados na aula para finalizar.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar e analisar diferentes estilos musicais;
  • Aprimorar a capacidade de apreciação da estética musical;
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e avaliar o desempenho dos colegas.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo;
  • Apresentação e comunicação;
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de timbre musical e exemplos práticos de diferentes instrumentos;
  • Dividir a turma em grupos e entregar o template de avaliação por pares;
  • Orientar os grupos na pesquisa sobre diferentes estilos musicais e seus respectivos timbres;
  • Monitorar o trabalho dos grupos e fornecer feedbacks;
  • Conduzir a apresentação dos grupos e mediar a avaliação por pares.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para pesquisar sobre diferentes estilos musicais e seus respectivos timbres;
  • Preencher o template de avaliação por pares, avaliando o desempenho dos colegas;
  • Preparar uma apresentação sobre o estilo musical escolhido e seus timbres;
  • Apresentar para a turma e receber feedbacks;
  • Avaliar o desempenho dos outros grupos.