Aula sobre Reconhecendo Timbres
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
Nesta aula, os alunos irão aprender sobre timbres musicais, que são as características sonoras que diferenciam um instrumento do outro. Eles irão explorar diferentes timbres e aprender a identificá-los em diferentes estilos musicais.
Etapa 1 - Introdução (10 minutos)
Professor, inicie a aula, apresentando à turma o conceito de timbre musical e exemplos práticos de diferentes instrumentos.Etapa 2 - Formação dos grupos e entrega do template de avaliação por pares (5 minutos)
Organize os alunos em grupos de 4 a 5 alunos e entregue a eles o template de avaliação por pares, explicando que será um material utilizado ao final da atividade.Etapa 3 - Pesquisa em grupo (30 minutos)
Oriente que cada grupo escolha um estilo musical e pesquisa sobre seus timbres.Etapa 4 - Preparação da apresentação (30 minutos)
A partir da pesquisa, proponha que cada grupo prepare uma apresentação sobre o estilo musical escolhido e seus timbres.Etapa 5 - Apresentação dos grupos (30 minutos)
Organize um momento de apresentação dos grupos e oriente que aqueles que estão assistindo preparem perguntas que os apresentadores poderão responder.Etapa 6 - Feedbacks e avaliação (15 minutos)
Retome os grupos e oriente que preencham o template de avaliação por pares e ofereçam um feedback para seus colegas em relação ao desenvolvimento da pesquisa e apresentação.Etapa 7 - Encerramento (5 minutos)
Professor, recapitule os principais pontos abordados na aula para finalizar.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de identificar e analisar diferentes estilos musicais;
- Aprimorar a capacidade de apreciação da estética musical;
- Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e avaliar o desempenho dos colegas.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo;
- Apresentação e comunicação;
- Desempenho geral.
Ações do professor
- Apresentar o conceito de timbre musical e exemplos práticos de diferentes instrumentos;
- Dividir a turma em grupos e entregar o template de avaliação por pares;
- Orientar os grupos na pesquisa sobre diferentes estilos musicais e seus respectivos timbres;
- Monitorar o trabalho dos grupos e fornecer feedbacks;
- Conduzir a apresentação dos grupos e mediar a avaliação por pares.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo para pesquisar sobre diferentes estilos musicais e seus respectivos timbres;
- Preencher o template de avaliação por pares, avaliando o desempenho dos colegas;
- Preparar uma apresentação sobre o estilo musical escolhido e seus timbres;
- Apresentar para a turma e receber feedbacks;
- Avaliar o desempenho dos outros grupos.