Aula sobre Reconhecendo Timbres

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


O timbre é uma das características mais importantes da música. Ele é responsável por diferenciar um instrumento do outro, mesmo que ambos estejam tocando a mesma nota. Nesta aula, os alunos aprenderão a reconhecer diferentes timbres de instrumentos musicais e como eles são utilizados nos estilos musicais.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente a importância do timbre na música e como ele é utilizado pelos músicos para criar diferentes atmosferas e emoções nas composições.

  2. Etapa 2 - Estudo de caso

    Apresente um estudo de caso de uma música conhecida, como _Bohemian Rhapsody_ da banda Queen, destacando os diferentes timbres utilizados pelos instrumentos na música.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo sobre os diferentes timbres identificados na música apresentada.

  4. Etapa 4 - Criação de infográfico

    Peça aos alunos que criem um infográfico com lacunas a serem preenchidas com informações sobre diferentes instrumentos musicais e seus respectivos timbres.

  5. Etapa 5 - Pesquisa em grupo

    Os alunos irão pesquisar em grupo sobre diferentes instrumentos musicais e seus respectivos timbres, preenchendo as lacunas do infográfico.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos infográficos

    Os grupos irão apresentar seus infográficos para a turma, destacando as informações sobre os diferentes timbres dos instrumentos musicais.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos com base em critérios estabelecidos e intencionalidades pedagógicas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar diferentes timbres de instrumentos musicais.
  • Estimular a pesquisa em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade de contextualizar diferentes estilos musicais.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Qualidade do infográfico criado.
  • Qualidade das informações pesquisadas e apresentadas no infográfico.

Ações do professor

  • Apresentar a importância do timbre na música.
  • Apresentar um estudo de caso de uma música conhecida para destacar os diferentes timbres utilizados pelos instrumentos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Discutir em grupo sobre os diferentes timbres identificados na música apresentada pelo professor.
  • Criar um infográfico com lacunas a serem preenchidas com informações sobre diferentes instrumentos musicais e seus respectivos timbres.
  • Pesquisar em grupo sobre diferentes instrumentos musicais e seus respectivos timbres, preenchendo as lacunas do infográfico.