Aula sobre Reconhecendo Timbres

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A aula sobre "Reconhecendo Timbres" tem como objetivo desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço, de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética musical. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos criarão um jogo de tabuleiro com o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Professor, inicie a aula apresentando o tema "Reconhecendo Timbres" e explique a importância de conhecer os diferentes timbres musicais. Em seguida, compartilhe exemplos de diferentes instrumentos musicais e suas características sonoras.

  2. Etapa 2 - Definição das regras do jogo

    Organize a turma em grupos e oriente que deverão elaborar um jogo de tabuleiro com o tema da aula: “Reconhecendo timbres”. Eles devem definir as regras e o que cada carta irá conter.

  3. Etapa 3 - Confecção dos cards de perguntas e ações

    Oriente que os alunos criem os cards de perguntas e ações que serão utilizados no jogo de tabuleiro.

  4. Etapa 4 - Criação dos pinos e do dado

    Em grupos, é importante que os alunos criem os pinos e o dado que serão utilizados no jogo de tabuleiro. O template pode apoiar esse processo!

  5. Etapa 5 - Teste do jogo

    Organize a turma para que os grupos troquem os jogos entre si para testar. Oriente-os e faça observações sobre possíveis ajustes.

  6. Etapa 6 - Apresentação do jogo

    Após o feedback sobre os ajustes, oriente que os alunos façam as alterações e proponha um momento de apresentarão final.

  7. Etapa 7 - Avaliação final

    Avalie a atividade, considerando a participação dos alunos em todas as etapas do processo. Além disso, proponha que realizem uma avaliação dos pares para compartilharem como foi a integração do grupo durante todo o processo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a capacidade de identificar diferentes timbres musicais;
  • Desenvolver a capacidade de analisar as características sonoras de diferentes instrumentos musicais;
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos diferentes timbres musicais;
  • Análise correta das características sonoras dos instrumentos musicais;
  • Participação ativa na criação do jogo de tabuleiro.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar sua importância;
  • Apresentar exemplos de diferentes instrumentos musicais e suas características sonoras;
  • Orientar os alunos na criação do jogo de tabuleiro.

Ações do aluno

  • Participar da discussão sobre o tema;
  • Identificar os diferentes timbres musicais;
  • Analisar as características sonoras dos instrumentos musicais;
  • Colaborar na criação do jogo de tabuleiro.